Grandes fãs-clubes nacionais de cantoras como Anitta, Taylor Swift, Rihanna, Beyoncé, Selena Gomez, entre outros, têm se mobilizado nas redes sociais contra o Projeto de Lei (PL) apresentado pelo deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que busca equiparar o aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio, e deve ser votado nesta terça-feira na Câmara dos Deputados.
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) foi a responsável por acionar os fã-clubes para essa mobilização, que rapidamente aderiram à causa. Todos os perfis compartilharam o link para o site criancanaoemae.org, que está coletando assinaturas contra o PL. A proposta de lei visa alterar o Código Penal, estipulando que a interrupção da gestação em casos de viabilidade fetal, presumida em gestações acima de 22 semanas, seja considerada como “homicídios simples”.
🚨 PL DA GRAVIDEZ INFANTIL PODE VOLTAR À PAUTA
O Projeto de Lei da Gravidez Infantil, também conhecido como o PL do Incentivo ao Estup*o, pode voltar à pauta da Câmara AMANHÃ.
Esse projeto equipara o aborto ao homicídio, inclusive nos casos permitidos por lei: estup*o, risco à… pic.twitter.com/omlEEkVpQq
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) June 10, 2024
Repercussão e críticas
Um dos pontos mais críticos levantados pelos opositores ao PL é que ele poderia criminalizar abortos que já são autorizados por lei em casos de estupro, anencefalia ou risco à vida da gestante. A preocupação é que essas situações específicas também seriam enquadradas como “homicídios simples”, gerando insegurança jurídica e riscos para as mulheres que necessitam desses procedimentos.
Sóstenes Cavalcante, autor do projeto, atualmente ocupa a posição de vice-presidente da Câmara dos Deputados e é um dos líderes da bancada evangélica, grupo conhecido por suas posições conservadoras em questões sociais.
Saiba mais:
- Câmara dos Deputados votará urgência de projeto que equipara aborto a homicídio
- Erika Hilton sobre troca de ofensas na Câmara: “Não confundam a reação do oprimido com a violência do opressor”
Fãs-clubes unem forças
Os fã-clubes mobilizados têm uma presença expressiva nas redes sociais, influenciando centenas de milhares de seguidores. Contas como o Update Swift Brasil, dedicado à cantora Taylor Swift, possui mais de 230 mil seguidores no Twitter; Beyoncé Brasil conta com 180 mil seguidores; e Selena Gomez Brasil ultrapassa a marca de 330 mil seguidores.
Confira abaixo alguns dos fã-clubes que se mobilizaram:
⚠️ Swifties, estamos aqui para pedir atenção para um assunto extremamente importante e prejudicial para todas as mulheres do nosso país.
Amanhã, o Projeto de Lei da Gravidez Infantil, também conhecido como “PL do Incentivo ao Estupro”, voltará à pauta na Câmara.
Esse projeto… pic.twitter.com/mZoWdIfO6P
— Update Swift Brasil (@updateswiftbr) June 11, 2024
A convite da deputada federal @ErikakHilton, estamos aqui para pedir sua atenção para um assunto extremamente importante e prejudicial para todas as mulheres do país. ⚠️
Amanhã, o Projeto de Lei da Gravidez Infantil, também conhecido como “PL do Incentivo ao Estup*o”, voltará à… pic.twitter.com/kAn3fNH6qE
— Beyoncé Brasil 𐚁 (@beyoncebrasil) June 10, 2024
🚨 A PL da Gravidez Infantil, que propõe uma alteração na lei penal sobre o aborto, proibindo a realização de aborto legal acima de 22 semanas em caso de estupro, pode ser votada AMANHÃ.
Para impedir que esse projeto seja sequer uma pauta na Câmara, PRESSIONE os deputados… pic.twitter.com/2ysqrJUYwS
— Selena Gomez Brasil (@selenagomezbr) June 11, 2024
🚨 ATENÇÃO, ANITTERS!
A Câmara pode aprovar, em urgência, o Projeto que pretende limitar ainda mais o direito ao aborto no país!
Caso aprovado, até crianças vítimas de abuso podem perder o direito ao aborto legal, acima de 22 semanas.
Lembrando que as mulheres mais… pic.twitter.com/9MY9UghJHX
— Anitta Press (@AnittaPress) June 11, 2024
🚨 Atenção: PL DA GRAVIDEZ INFANTIL PODE VOLTAR À PAUTA
Conforme destacado pela deputada @ErikakHilton, o Projeto de Lei da Gravidez Infantil, também conhecido como o PL do Incentivo ao Estup*o, pode voltar à pauta da Câmara AMANHÃ.
Esse projeto equipara o aborto ao homicídio,… pic.twitter.com/CHQh0aqKpw
— BLACKPINK BRASIL (@BLACKPINKBRASIL) June 11, 2024