Nessa quarta-feira (05/06), a audiência da ministra Cida Gonçalves, responsável pela pasta das Mulheres, na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, foi marcada por troca de ofensas pessoais entre os deputados federais Erika Hilton (PSOL-SP), Júlia Zanatta (PL-SC) e Nikolas Ferreira (PL-MG).
O embate teve início quando a deputada federal Erika Hilton e a deputada de oposição Júlia Zanatta trocaram farpas. Hilton criticou Zanatta com comentários pessoais, dizendo: “Ultrapassada, vai hidratar esse cabelo, vai se cuidar. Pelo amor de Deus.” A declaração provocou uma resposta imediata do aliado de Zanatta.
Nikolas Ferreira interveio em defesa de Zanatta, questionando a identidade de gênero de Erika Hilton, que é uma das duas parlamentares transexuais do Congresso Nacional, Ferreira afirmou: “Pelo menos ela é ela”.
📌Erika Hilton, Júlia Zanatta e Nikolas Ferreira trocam ofensas pessoais na Câmara dos Deputados pic.twitter.com/NehUxZQZQq
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) June 6, 2024
Saiba mais:
- Deputada Luiza Erundina é internada após passar mal em sessão na Câmara; quadro de saúde é estável
- VÍDEO: Sessão do Conselho de Ética é marcada por bate-boca e empurrões após arquivamento de processo contra Janones
A troca de acusações continuou nas redes sociais. Júlia Zanatta agradeceu a defesa de Nikolas Ferreira e explicou o início da discussão com Erika Hilton:
“Eu penso que essa pessoa não se olha no espelho. O que mais me impressiona são as mulheres ali ao lado de risadinha e tal. Logo mais serão elas…quando tentarem falar a verdade ou enxergar a realidade será tarde demais”
“Cafona mesmo é não se amar do jeito que Deus nos fez”, escreveu.
De outro ângulo.
Falei que o transativismo violentava mulheres. Porque estávamos recebendo uma ministra da mulher que não define o que é mulher.
Pois bem. A deputada do cabelo bonito começou a dizer que sou feia e bla bla bla e mandou eu hidratar meu cabelo.
Eu penso que… pic.twitter.com/1IE7gmUYaI
— Júlia Zanatta (@apropriajulia) June 6, 2024
A deputada Erika Hilton ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.