Um flagrante de violência foi filmado por testemunhas numa Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em Sobradinho II, no Distrito Federal: Na noite de segunda-feira (3/6), um homem que buscava atendimento na unidade foi agredido por um vigilante no local.
O homem já havia passado pela triagem e estava com a pulseira laranja, sinalizando urgência no atendimento. Segundo as informações, ele já tinha sido atendido, mas recebeu alta e deixou o local. Alguns minutos depois, ele voltou a passar mal e, ainda com a pulseira laranja, tentou voltar à UPA para retomar o atendimento. Foi neste momento que o vigilante partiu para cima do paciente, que pedia por uma medicação.
Veja nas imagens:
Leia mais:
VÍDEO: Em Paranoá, motorista atropela bebê de 2 anos e foge sem prestar socorro
VÍDEO: Mulher é morta a facadas e tem corpo arrastado por moto, em MT
No vídeo, é possível ver quando o vigilante agarra o homem pela camisa e tenta obrigá-lo a se sentar em uma cadeira. Ao encontrar resistência, o vigilante passa a usar a força, dá um tapa no rosto do paciente e tira o homem da unidade de saúde. Já do lado de fora, o vigilante consegue derrubar o homem e chega a dar um chute nele, já caído, enquanto tenta se proteger.
Testemunhas da cena da violência chegam a gritar para que o vigilante pare com sua ação, mas ele não para. As agressões só terminam quando outros funcionários do hospital se aproximam e tentam resolver a situação.
Em nota, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), responsável pela administração das UPAs, disse que o “vigilante já foi afastado e que outras sanções serão adotadas contra ele pela prática desse reprovável ato de brutalidade”.
*Com informações de Metrópoles