Com as prisões de Cleusimar Cardoso Rodrigues e Ademar Farias Cardoso Neto, mãe e irmão da ex-sinhazinha do boi-bumbá Garantido, Djidja Cardoso, que faleceu na última terça-feira (28/05), funcionários da rede de salões de beleza Belle Femme, administrada pela família Cardoso, começaram a retirar seus materiais de trabalho do local. A unidade do salão no Conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus, é um exemplo.
Como o estabelecimento não tem previsão de voltar a funcionar com a detenção dos proprietários, os empregados do Belle Femme, entre os quais cabeleireiras, manicures, pedicures e maquiadores, estão sem trabalhar desde a morte de Djidja Cardoso, que era sócia do salão de beleza. Um dos maquiadores da unidade no Vieiralves, Evandro Fernandes, publicou um vídeo nas redes sociais mostrando a retirada de seus pertences do local, assim como de outros empregados do Belle. Alguns estavam chorando devido à situação.
Fernandes também anunciou que se demitiu do salão de beleza Belle Femme e negou que funcionários da unidade no Conjunto Vieiralves ofereciam a substância ketamina, de uso veterinário, para clientes. O fornecimento e distribuição da droga para uso recreativo para empregados e clientes do estabelecimento é um dos crimes que Cleusimar e Ademar Cardoso são suspeitos.
“Gente, estou arrumando as minhas coisas. Já retirei todas as minhas coisas [para o serviço de maquiagem] aqui do salão. Não vou estar mais aqui […] Estão falando que a gente dava para as clientes este tipo de seringa [com a substância ketamina, de uso veterinário]. É mentira, a gente do Vieiralves […] É só os profissionais, a gente veio pegar nossos materiais que a gente está super abalado com toda essa situação que está acontecendo no salão […] A gente não sabia e não compactuava com esse tipo de droga que eles usavam. A gente não sabia de nada porque a gente é distante. Eles são lá da [unidade] Cidade Nova e a gente é do Vieiralves. Quase não tínhamos contato com eles [proprietários do Belle Femme]”, disse Evandro Fernandes, em um trecho do vídeo.
Além do salão no Conjunto Vieiralves, o Belle Femme tem unidades nos bairros Cidade Nova, zona Norte de Manaus, e Parque Dez, zona Centro-Sul.
Leia mais:
Caso Djidja: cabeleireiro Marlisson se entrega à polícia em Manaus
Mãe de Djidja Cardoso e irmão são encaminhados para enfermaria do presídio
Donos da empresa familiar junto com a ex-sinhazinha do Garantido, Cleusimar e Ademar Cardoso foram presos, na quinta-feira (30/05), pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) na Operação Mandrágora. Mãe e filho são acusados de fundar a seita religiosa “Pai, Mãe, Vida” para fornecer e distribuir a substância ketamina.
Além deles, três funcionários do salão de beleza – Verônica da Costa Seixas, Claudiele Santos da Silva e Marlisson Vasconcelos Dantas – também cumprem prisão suspeitos de induzir outros colaboradores do Belle Femme e pessoas próximas à família a se associarem à seita, onde as drogas de uso veterinário eram consumidas.
Conforme a PC-AM, o quinteto responderá pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, colocação em perigo da saúde ou da vida de outrem, falsificação, corrupção, adulteração de produtos destinados a fins terapêuticos e medicinais, aborto provocado sem consentimento da gestante, estupro de vulnerável, charlatanismo, curandeirismo, sequestro, cárcere privado e constrangimento ilegal.