A campanha para as eleições gerais do próximo domingo (2/6) no México terminou na quarta-feira (29/5), com uma cena de horror capturada pelas câmeras. Alfredo Cabrera, candidato a prefeito foi morto a tiros durante um comício.
O assassinato foi registrado em um vídeo gravado por seus apoiadores. Nas imagens, é possível ver Cabrera, sorridente, em seguida em é atingido por tiros nas costas.
Segundo o Ministério Público Federal do México, “o suposto agressor foi morto no local”. Outras três pessoas teriam ficado feridas e outras duas foram detidas, relataram testemunhas.
O político aspirava a ser prefeito de Coyuca de Benítez, município do estado de Guerrero. Membros da Guarda Nacional militarizada podem ser vistos no local do crime, embora neste momento não esteja claro se estavam monitorando o comício.
Com este homicídio, pelo menos 24 candidatos foram assassinados desde o início do processo eleitoral em setembro de 2023, segundo as autoridades. No entanto, a organização Data Cívica reporta trinta assassinatos.
Xóchitl Gálvez, candidata da mesma coalizão de partidos de Cabrera (PRI, PAN e PRD), manifestou “indignação” pelo seu assassinato em uma mensagem na rede social X, na qual disse que o conhecia pessoalmente. “Ele era um homem generoso e bom”, escreveu.
Leia mais:
VÍDEOS: Micro-ônibus ‘Amarelinho’ colide com meio-fio e invade pista, em Manaus
VÍDEO: Pai mata o próprio filho de 4 anos envenenado e descarta frasco na escola, em AL
O PRI, onde o político atuou, lamentou que a campanha “terminou de forma violenta” e culpou o governo de Guerrero – do partido de esquerda no poder – por não ter feito “nem o menor esforço” para proteger os candidatos.
Veja os vídeos:
Así ejecutaron a José Alfredo Cabrera, candidato del PRI-PAN-PRD a la presidencia municipal de Coyuca de Benítez, Guerrero. pic.twitter.com/fqHZRO380Y
— 𝙴𝙻 𝙼𝙸𝙻𝙸𝚃𝙰𝙽𝚃𝙴 (@lj_abarca) May 30, 2024