Nesta quinta-feira (30/05), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), divulgou informe Epidemiológico das Arboviroses no Amazonas. As arbovireses também são conhecidas como dengue, Zika, chikungunya e febre amarela.
Segundo a FVS-RCP, em conjunto com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Amazonas registrou entre janeiro e maio deste ano 28.065 casos suspeitos de arboviroses, com 4.770 casos de dengue, 13 de chikungunya, 48 de zika, especificamente por critério laboratorial, 3.281 casos de febre Oropouche e 113 de febre do Mayaro.
LEIA MAIS:
Secretaria de Saúde confirma sete mortes por leptospirose nas enchentes do RS
FVS amplia vacinação contra covid-19 com imunizante monovalente XBB SpikeVax
A melhor forma de evitar as arboviroses é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação de mosquitos transmissores das doenças.
Além dessas medidas, a prevenção contra a febre Oropouche envolve evitar adentrar em locais de mata e beira de rios (principalmente entre 9 e 16 horas), limpeza de quintais, evitando o acúmulo de matéria orgânica e, quando possível, o uso de repelentes é recomendado.
O informe Epidemiológico das Arboviroses está disponível aqui.