O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2024 termina nesta sexta-feira (31/5), e segundo a Receita Federal, cerca de 5,8 milhões de contribuintes ainda não fizeram a prestação de contas.
A Secretaria da Receita Federal informou que espera receber 43 milhões de declarações do ano-base 2023. De acordo com a última atualização do site da Receita Federal, às 09h31 desta quinta-feira (30), cerca de 37,2 milhões de contribuintes haviam concluído o processo.
A recomendação dos especialistas é a de cumprir o prazo estipulado pela Receita Federal. Ou seja, é melhor entregar incompleta e fazer as correções necessárias posteriormente.
Leia mais:
Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda e isenta quem ganha até R$ 2.824
Quem não entregar a declaração dentro do prazo está sujeito ao pagamento de multa — e, dependendo do caso, pode até ficar com o nome sujo e ter o CPF apontado como irregular pelo Fisco.
O prazo de entrega vai até 31 de maio, às 23h59min59s. Quem perder o prazo pagará multa de 1% sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74, ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.
Você pode verificar se precisa declarar e as novas regras da Declaração de Imposto de Renda 2024 clicando aqui.
Com informações de G1.