A Coreia do Norte enviou balões com sacos cheios de lixo, papel higiênico e supostas fezes de animais para áreas na fronteira com a Coreia do Sul: a informação foi divulgada pela imprensa local nesta quarta (29/5), e o Exército de Seul já se pronunciou sobre o incidente, chamando de “baixa categoria”.
Veja abaixo:
A imprensa sul-coreana recebeu várias fotografias de balões brancos amarrados a sacos de lixo cheios de resíduos e do que parecem ser excrementos.
Leia mais:
Youtuber mata colega a facadas durante live na Coreia do Sul
Coreia do Norte simula ‘contra-ataque nuclear’, diz agência estatal
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul informou que observou “objetos não identificados, que acredita que são panfletos de propaganda norte-coreanos” na área de fronteira das províncias de Gyeonggi e Gangwon. Em comunicado, alertaram que os cidadãos devem se abster de praticar atividades ao ar livre.
O comunicado também afirma que ações de Pyongyang “violam claramente o direito internacional e representam uma grave ameaça à segurança do nosso povo”, e também confirmou que alguns balões transportavam lixo. “Advertimos de modo veemente o Norte a parar imediatamente com estas ações desumanas e de baixa categoria”, acrescentou.
Desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953) com um armistício, as duas Coreias permanecem tecnicamente em guerra e estão separadas por uma zona desmilitarizada.
Ativistas sul-coreanos lançam com frequência balões com panfletos de propaganda e dinheiro no território controlado por Kim Jong Un. Essas campanhas teriam irritado o governo nortista que, no último domingo (26), anunciou que tomaria ações de represália.
Cheong Seong-chang, analista do Instituto Sejong, teria dito à agência de notícias AFP:
“Encontraram sacos cheios de papel higiênico, lixo e baterias chinesas. Algumas testemunhas também apontaram que detectaram um cheiro característico dos balões. É provável que também tenham enviado fezes, fezes de animais”.
*Com informações de UOL