Vários políticos do Amazonas e do restante do país manifestaram pesar, nesta terça-feira (28/05), pela morte do ex-vereador de Manaus, ex-deputado estadual e ex-deputado federal do Amazonas Arthur Bisneto, de 44 anos. Filho do ex-prefeito e ex-senador Arthur Virgílio Neto, Bisneto foi lembrado e homenageado pelas Casas Legislativas locais [Câmara Municipal de Manaus e Assembleia Legislativa do Amazonas] e nacionais [Câmara dos Deputados e Senado Federal], e também pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o governador Wilson Lima (União Brasil).
Pelo falecimento do amigo e ex-colega de Aleam, David Almeida decretou luto oficial de três dias na capital amazonense. O chefe do Poder Executivo Municipal também cancelou todos os compromissos da prefeitura até quinta-feira (30/05).
“Neste momento de tristeza e dor, lamento profundamente a morte do meu amigo e companheiro na Assembleia Legislativa, Arthur Bisneto. Uma pessoa brilhante que lutava pela população amazonense por onde passava. Deixo os meus sinceros sentimentos para a família, em especial ao ex-prefeito de Manaus e ex-senador, Arthur Virgílio Neto, e oro para que Deus leve conforto para todos por essa perda irreparável”, afirmou Almeida.
Vice-prefeito e chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, afirmou que Arthur Bisneto será sempre lembrado como uma pessoa amorosa e gentil com todos.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, também emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Bisneto e prestou condolências aos familiares e amigos. Lima declarou que o ex-parlamentar era um “jovem proeminente da política local, contribuindo sempre com o bem-estar da população do Amazonas”.
“Nenhum pai ou mãe deveria passar pela dor de perder um filho. Minha solidariedade ao ex-prefeito Arthur Neto e família pela morte do seu amado Arthur Bisneto. Que Deus o receba com glórias e conforte o coração dos familiares e amigos”, disse o governador.
Em uma nota de pesar em nome de todos os 44 vereadores, a Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde Arthur Bisneto foi parlamentar nos anos de 2001 e 2002, também se manifestou e prestou solidariedade. O presidente da Casa, vereador Caio André (União Brasil), ainda decretou luto oficial de dois dias.
Para simbolizar o luto, as bandeiras da CMM foram hasteadas a meio mastro.
Na Aleam, a nota de pesar coletiva em nome dos 24 deputados estaduais,lembrou a trajetória de Arthur Bisneto na Casa Legislativa. O ex-parlamentar cumpriu três mandatos consecutivos, entre 2003 e 2014. Bisneto também foi vice-presidente da Assembleia.
Em Brasília (DF), a Câmara dos Deputados lamentou a morte de Arthur Bisneto, eleito deputado federal pelo Amazonas em 2014 com uma votação recorde. Durante sessão do Congresso Nacional, nesta terça-feira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pediu um minuto de silêncio em homenagem ao ex-deputado.
“Manifestamos nossos profundos sentimentos e o pesar a todos os seus familiares, especialmente o senhor seu pai, Arthur Virgílio, um grande parlamentar que honrou durante muitos anos Câmara e Senado”, disse Pacheco.
Leia mais:
Ex-deputado federal Arthur Bisneto morre aos 44 anos em Manaus
Arthur Bisneto seria pré-candidato a vereador pelo PL nas eleições 2024
De político do Amazonas, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) relembrou a amizade de pelo menos 10 anos com Arthur Bisneto. Mas citou sem entrar em detalhes os problemas sofridos pelo ex-parlamentar.
“Mas tinha seus próprios demônios, seu maior inimigo era ele mesmo [Arthur Bisneto] e a montanha russa emocional que vivia. O poder e a fama trazem severas consequências se você não souber lidar com ela. A perda deles pode ser pior ainda, principalmente quando toda vida estiveram ao seu lado!”, citou Guedes, em um trecho da nota em homenagem ao amigo.
O senador Omar Aziz (PSD-AM), que disputou as eleições para o Governo do Amazonas, em 2018, tendo Bisneto como seu vice-governador na chapa, afirmou que o ex-deputado era um “jovem de grande oratória” e que “tinha muito ainda a contribuir com a sociedade”.
Já o senador Eduardo Braga (MDB-AM) disse que Manaus perdeu “mais um jovem promissor”.
“Arthur Bisneto tinha um futuro inteiro pela frente. Essa morte precoce abala a todos nós. Deixo aqui meus sinceros votos de pesar ao seu pai Arthur Neto e peço a Deus que ampare toda a família”, disse Braga nas redes sociais.
O ex-prefeito de Manaus e ex-deputado estadual, Serrafim Corrêa, também lamentou o falecimento de Arthur Bisneto.
“É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento do jovem Arthur Bisneto, filho de Arthur Neto e Jacqueline. Meus sentimentos a toda família. Meu amigo Arthur, força nesse momento. A toda família, um forte e carinhoso abraço!”, publicou nas redes sociais o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
Durante a vida pública, Arthur Bisneto também foi presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Amazonas, vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado e chefe da Casa Civil de Manaus.