O ciclone extratropical, ou seja, área com baixa pressão atmosférica, segue se desenvolvendo em alto-mar. Com isso, a região Sul será atingida com ventos fortes e chuvas nesta terça-feira (28/05). A previsão é que a costa do Rio Grande do Sul (RS) enfrente ventos superiores a 100km/h. Segundo a Climatempo, os acúmulos variam entre 25 e 50 milímetros.
📌Ciclone extratropical atinge RS, SC e PR com ventos superiores a 100km/h
Saiba mais⤵️https://t.co/8rmueO7sIZ pic.twitter.com/Riy53RBbQO
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 28, 2024
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores volumes de chuva podem passar de 50 mm entre o Paraná e o sul do Rio Grande do Sul, inclusive Santa Catarina.
“A formação e deslocamento do sistema de baixa pressão estende uma frente fria, que intensifica o ar frio sobre toda a região [Sul] e também em parte do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil”.
A Climatempo afirma que o ciclone, que afetou a região ainda na segunda-feira (27), deve atingir a costa leste do estado, chegando até a Região Central e Metropolitana de Porto Alegre. Além disso, a chuva permanece no estado na terça-feira (28), diminuindo ao longo da semana, a partir do afastamento do ciclone.
LEIA MAIS:
Onda de frio no RS: Queda de temperatura e alerta de ciclone podem piorar situação no estado
Os temporais e cheias no estado já deixaram 169 vítimas desde o final de abril. Ainda há 53 pessoas desaparecidas e 637 mil fora de casa. Com o nível da água da Lagoa dos Patos alto, o vento e a chuva preocupam a população de Pelotas (RS). Os bairros de Pelotas mais próximos à Lagoa dos Patos estão alagados. E a população usa o que pode, como sacos de areia, para não deixar a água entrar em casa.
*Com informações do G1 e Metrópoles