Em ampliação de estratégia de vacinação contra covid-19, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) adotou o imunizante SpikeVax, monovalente XBB, para crianças de seis meses a menores de cinco anos. O Amazonas recebeu 52 mil doses da vacina e segue e distribuindo o imunizante para os municípios.
Seguindo o Calendário Nacional de Vacinação, o imunizante é desenvolvida pelo laboratório farmacêutico Moderna e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Conforme a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a vacina é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
“A versão monovalente do imunizante já foi amplamente utilizada em 38 países, incluindo os Estados Unidos e os países da União Europeia. Esta é a versão atualizada com a subvariante Ômicron XBB. É importante ressaltar que as vacinas contra a Covid-19 são seguras e eficazes”.
LEIA MAIS:
Manaus inicia campanha contra poliomelite em 150 pontos de vacinação nesta segunda (27/05)
Segunda dose de vacina contra dengue é liberada para público de 10 a 14 anos no Amazonas
A gerente de imunização no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP enfatizou a importância da vacinação.
“A implementação dessa nova estratégia de vacinação é parte dos esforços contínuos para conter a propagação do vírus e proteger a saúde pública em toda a região do Amazonas”.
A operacionalização da vacinação é realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde que seguem coordenando as salas de vacina nos postos de imunização municipais. A vacinação contra Covid-19 segue sendo realizada por diferentes tipos de imunizantes nas salas de vacinação dos municípios do Amazonas, incluindo as vacinas dos laboratórios Pfizer-BioNTech e Coronavac.
A FVS-RCP garante que todos os imunizantes estão aptos para serem utilizados contra a Covid-19 e o tipo de vacina a ser utilizado é determinado a partir da disponibilidade do imunizante e do esquema vacinal.