Mais 30 amazonenses afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul devem retornar a Manaus, nesta sexta-feira (24/05).
Segundo a Defesa Civil, o terceiro voo de realocação dos amazonenses chegou por volta das 16h, desta sexta-feira (24/05), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
Até o momento, já retornaram 60 pessoas para Manaus, entre elas estavam duas crianças com transtorno do espectro autista, uma criança com síndrome de Down, três famílias que estavam em abrigos, e a maioria das pessoas estavam alojadas na casa de amigos nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Canelas e Gramado.
Devido à interdição dos aeroportos nas áreas afetadas pelas enchentes, os voos comerciais partiram de Florianópolis, com os cidadãos sendo previamente deslocados para a capital de Santa Catarina.
Leia mais
Mais de 30 amazonenses aguardam resgate para deixar RS
Governo Federal abre crédito extraordinário de mais R$ 1,8 bilhão para o Rio Grande do Sul
Resgate
No início do mês, o Governo do Amazonas enviou 15 bombeiros militares para o Rio Grande do Sul, para dar apoio direto nas ações de busca e resgate de vítimas das severas chuvas e enchentes no estado. A tropa chegou no início do dia 16 de maio a Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, onde se apresentou ao Comitê de Crise. Eles estão atuando na cidade de Lajeado.
O Governo também enviou uma equipe especializada da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), para auxiliar nas operações de resgate e policiamento no estado gaúcho.