Os cientistas da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa) descobriram um novo planeta que é parecido com a Terra, que foi chamado de Gliese 12b.
Segundo a Nasa, Gliese 12b é uma anã vermelha fria na constelação de Peixes, e “tem 27% do tamanho do Sol, com cerca de 60% da temperatura da superfície do Sol”. Ele orbita a cada 12,8 dias.
O professor assistente do projeto no Centro de Astrobiologia de Tóquio, que fez parte da pesquisa, falou sobre o novo planeta. “Encontramos o mundo mais próximo, em trânsito, temperado, do tamanho da Terra, localizado até hoje”, disse Kuzuhara. “Embora ainda não saibamos se possui uma atmosfera, temos pensado nela como uma exo-Vênus, com tamanho e energia semelhantes recebidos da sua estrela como o nosso vizinho planetário no sistema solar”, completou.
Leia mais
Saiba quais são os cinco países mais propensos a terremotos no planeta
Sete de oito deputados federais do AM votam a favor do projeto que pune invasões de terras
Ainda de acordo com a Nasa, o Gliese pode ser habitável. “As luminosidades mais baixas das estrelas anãs vermelhas também significam que as suas zonas habitáveis - a gama de distâncias orbitais onde a água líquida pode existir na superfície de um planeta – ficam mais próximas delas. Isto facilita detectar planetas em trânsito dentro de zonas habitáveis em torno de anãs vermelhas do que aqueles em torno de estrelas que emitem mais energia”.