A Marcha dos Prefeitos, evento anual promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), tem início nesta terça-feira (21/5) em Brasília. Em um ano marcado pelas eleições municipais, o evento vai contar com a presença de mais de 2,5 mil prefeitos para debater questões cruciais que afetam os municípios brasileiros.
O evento contará com a participação do presidente Lula (PT), além dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A abertura oficial ocorrerá às 9h, com discursos dos principais líderes políticos, destacando a importância do diálogo entre os prefeitos e os poderes da República para impulsionar os interesses locais.
Um dos tópicos mais relevantes na agenda é o impacto das mudanças climáticas, especialmente após o recente desastre no Rio Grande do Sul. Mesmo com a ausência de muitos prefeitos gaúchos devido à situação crítica em seu estado, o tema será amplamente discutido, buscando estratégias eficazes para enfrentar os desafios climáticos nos municípios.
Saiba mais:
- Acordo mantém desoneração para empresas e municípios em 2024, mas depende de decisão do STF, diz Pacheco
- Governador do RS fala sobre adiamento das eleições municipais no estado
Outro ponto a ser discutido é a desoneração e reoneração gradual da folha de pagamentos, tema central para a economia municipal. O governo federal e o Congresso estão em negociações avançadas para encontrar uma solução, com expectativas de aprovação no Senado e subsequente análise pela Câmara ainda esta semana. O acordo prevê a desoneração de 17 setores da economia, reduzindo a contribuição dos municípios de 20% para 8% sobre a folha de pagamento, com manutenção dessas condições em 2024.
A Marcha dos Prefeitos, que se estende até quinta-feira (23), promete um espaço de diálogo direto com ministros de Estado, integrantes do Judiciário, além de deputados e senadores. O objetivo é fortalecer a comunicação e cooperação entre os prefeitos e as principais lideranças do país, buscando soluções práticas e viáveis para os desafios que os municípios enfrentam.
Amazonas na Marcha dos Prefeitos
A mobilização promovida pela Associação Amazonense de Municípios (AAM) resultou, até o momento, na confirmação da participação de 37 prefeitos, 2 vice-prefeitos, 10 presidentes de câmaras, 28 vereadores e 32 secretários municipais, conforme a assessoria da AAM.
“Estamos muito otimistas com o número de prefeitos que estarão participando do evento e muitos que não estarão presentes, por estarem envolvidos em suas pré-campanhas, estão enviando seus representantes, dentre eles, vereadores, secretários e presidentes de câmaras”, disse o presidente da AAM e prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa.
Entre os temas prioritários para os líderes municipais estão questões ambientais, desenvolvimento sustentável, infraestrutura, saúde e educação. Segundo a AAM, a região amazônica enfrenta desafios únicos e urgentes, e a presença massiva dos representantes municipais ressalta a importância de se abordar essas questões em nível nacional.
“É preciso entender que são pautas de interesse coletivo. E independente de bandeira partidária, meu compromisso enquanto presidente da Associação Amazonense de Municípios é com todos os municípios do Amazonas e com o povo também. Continuaremos, enquanto entidade defensora dos municípios lutando pelos direitos, meu compromisso é esse”, ressaltou Anderson Sousa.