O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), declarou não ter nenhum tipo de interferência no processo de adiamento na instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito, a “CPI da Semcom”, dentro da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O mecanismo de investigação ainda não foi instaurado na Casa Legislativa, em virtude dos líderes partidários serem compostos, em sua maioria, por membros da base da Prefeitura de Manaus.
Questionado pela reportagem da Rede Onda Digital sobre o adiamento da CPI, após quase um mês de o presidente da CMM, vereador Caio André (UB), ter lido o termo de admissibilidade, David declarou que a Casa Legislativa possui autonomia sobre o assunto.
“A Câmara é um poder independente, então a gente fica tranquilo. Eles têm autonomia legislativa, a gente tem autonomia executiva. A gente trabalha para que a gente possa ter uma margem de governabilidade para implementar as políticas públicas que estão transformando a vida das pessoas na cidade de Manaus”, explicou David ao término da cerimônia de posse do novo diretório do Avante, na tarde desta sexta-feira (17/05).
📌“A Câmara têm autonomia legislativa”, afirma David Almeida sobre CPI da Semcom pic.twitter.com/ZKj1LP6INp
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 18, 2024
Investigação
Conforme a matéria da Rede Onda Digital, a CPI deverá ser instaurada somente após as eleições, ou mesmo nem existir na atual legislatura. A proposta de criação da comissão é motivada para investigar uma suposta entrega de uma sacola com dinheiro em espécie ao motorista do dono de um portal. A ação ocorreu dentro da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), localizada nas instalações da Prefeitura de Manaus.