Nesta sexta-feira (17/5), um vídeo ganhou destaque nas redes sociais por mostrar parlamentares de Taiwan trocando discursos e palavras rebuscadas por tapas e socos devido a divergências sobre uma reforma legislativa poucos dias antes da posse de Lai Ching-te, o novo presidente da ilha asiática.
Nas imagens é possível observar o empurra-empurra entre políticos e outros subindo pelas mesas, enquanto rodeavam o assento do presidente da Câmara.
Ainda em meio aos socos, um deputado da base roubou o documento com o projeto e fugiu para impedir a votação.
O conflito surgiu devido a uma proposta de reforma vinda do principal partido da oposição, o Kuomintang (KMT), e dos seus aliados, para dar ao parlamento maiores poderes de escrutínio sobre o governo. Isto inclui uma medida controversa para criminalizar “declarações falsas no parlamento”.
A proposta que foi rejeitada pelo Partido Democrático Progressista (DPP), que governa a pequena ilha desde 2016 e vai continuar no poder com Lai. Políticos da sigla caracterizaram-na como “um abuso de poder inconstitucional”.
Leia mais:
VÍDEO: Incêndios florestais cobrem o céu de fumaça no Canadá
VÍDEO: Casal cafetão que exigia 50% dos lucros dos programas é preso, no DF
As cenas caóticas são prenúncio dos desafios de Lai como sucessor da presidente Tsai Ing-wen, que pode ter mais dificuldade do que o esperado para obter apoio do legislativo durante seu mandato.
Isso porque, embora tenha vencido as eleições presidenciais em janeiro, o DPP não conseguiu garantir a maioria absoluta no órgão de 113 assentos.
Veja o vídeo:
➡️ Fights Break Out as Tempers Flare in Taiwan Parliament
Taiwanese lawmakers shoved, tackled and hit each other in parliament in a bitter dispute about reforms to the chamber, just days before President-elect Lai Ching-te took office without a legislative majority.@RiseGS pic.twitter.com/N6LKktjUm4
— Zlatti71 (@Zlatti_71) May 17, 2024
🗳️📌PELEA EN EL CONGRESO DE TAIWÁN SE VUELVE VIRAL
¿Veremos algo así en septiembre en México?
Legisladores taiwaneses se empujaron, tacklearon y golpearon en el parlamento en una amarga disputa sobre reformas a la cámara.
Los hechos ocurrieron antes de que el presidente… pic.twitter.com/xzHWNGCO98
— Juan Ortiz 🗳️👁🗨 (@Juan_OrtizMX) May 17, 2024