Nesta sexta-feira (17/05), a Defesa Civil do Amazonas emitiu alerta sobre os riscos causados pelas fortes chuvas em Manaus. No alerta, o órgão indicou possibilidade de deslizamento em áreas de risco na capital amazonense. A previsão meteorológica também indicou a continuidade de chuva em forma de pancadas nas próximas horas. O alerta é válido até sábado (18/05).
Foram registrados acumulados de precipitação acima do normal, considerando 30 mm. Os acúmulos aconteceram no Igarapé do Mindú (48.20 mm), Redenção (46.82 mm) e Mauazinho (37.16 mm), em Manaus. Conforme registro dos pluviômetros automáticos no portal CEMADEN, além de Manaus, o aumento também foi registrado nos municípios de Borba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Beruri e Manacapuru.
Ocorrências na capital
Em Manaus, a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec) atendeu três ocorrências, após as fortes chuvas, sendo elas: desabamento na zona Norte e alagamento em diferentes pontos de Manaus. Além disso, foi registrado um risco de desabamento na zona Leste e uma erosão na zona Centro-Sul.
Saiba mais:
VÍDEO: Chuvas e inundações deixam norte da Itália em alerta
VÍDEO: Chuva provoca desmoronamento de rua em Gramado; Bairros são evacuados
Ocorrências:
Nas redes sociais, moradores divulgaram vídeos de alagamentos nos bairros Armando Mendes e Coroado, ambos na zona Leste. Também foram registrados alagamentos no bairro Cidade de Deus.
Ocorrência no bairro Armando Mendes:
📌Alagamento, desabamento e deslizamento: Manaus registra ocorrências nesta sexta (17/05)
Saiba mais⤵️https://t.co/beLVSpiAac pic.twitter.com/im2OabUphN
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 17, 2024
Ocorrência no bairro Cidade de Deus
Canal de atendimento
Em caso de ocorrências, para assistência imediata, os cidadãos podem entrar em contato ligando para o Disque 199 (Defesa Civil), do CCC, que opera 24 horas.
A recomendação da Defesa Civil é que os residentes de Manaus estejam preparados para as condições do mau tempo e adotem as precauções necessárias. Além disso, é recomendado evitar o acúmulo de água parada, visando prevenir a proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Ao dirigir em vias alagadas, é essencial reduzir a velocidade e manter uma distância segura do veículo à frente. Evite transitar por locais alagados e, se necessário, procure rotas alternativas.