Nesta quinta-feira (16/5), o nível do Guaíba, no Rio Grande do Sul, apresentou uma redução expressiva desde o início da semana. Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a medição realizada às 7h15 indicou que o nível do rio caiu para 4,97 metros. No entanto, a previsão indica a possibilidade de chuvas intensas ainda hoje, com risco de temporais em diversas regiões do estado gaúcho.
O clima no Rio Grande do Sul deve permanecer instável nesta quinta-feira, com alertas para ventos fortes de até 70 km/h na metade norte do estado. As temperaturas seguirão baixas, variando de acordo com a região.
O dia será marcado por chuvas intensas nas áreas das Missões, Noroeste, Norte, Região Central, Serra, Vales e Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre.
Saiba mais:
- Nível das águas do Guaíba começa a baixar, mas Porto Alegre mantém alerta de evacuação
- Enchente no Rio Grande do Sul: Acompanhe as principais notícias desta quinta (16/05)
Nesta sexta-feira (17/5), a instabilidade climática deve continuar com a chegada de uma nova frente fria. A chuva persistirá nas mesmas regiões, aumentando o risco de temporais. Temperaturas baixas continuarão a ser registradas nas localidades de Pedras Altas, Vicente Dutra e na capital, Porto Alegre.
Em Porto Alegre, o dia deve ser chuvoso, com temperaturas entre 8°C e 14°C. Em Bagé, o tempo será de garoa ao longo do dia, com temperaturas variando entre 5°C e 11°C. Em Capão da Canoa, também há previsão de chuva ao longo do dia, com temperaturas oscilando entre 11°C e 18°C.
Atualização da Defesa Civil
Em novo boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, foi registrado um aumento no número de municípios afetados pelas fortes chuvas, passando de 446 para 452. O boletim também confirmou 149 óbitos, além de relatar mais de 538 mil desalojados e 76,5 mil pessoas em abrigos.
A atualização mais recente indicou um aumento no número de pessoas resgatadas, de 76.483 para 76.588, e informou que 108 pessoas continuam desaparecidas. A tragédia afetou um total de 2,1 milhões de pessoas em todo o estado.
As equipes de resgate salvaram 11,4 mil animais vítimas do desastre. Não há óbitos em investigação.
*com informações do Metrópoles