As águas do Rio Guaíba começaram a recuar lentamente na madrugada desta quarta-feira (15/5), registrando um nível de 5,20 metros às 7h15. Embora algumas ruas da capital gaúcha tenham obtido alívio temporário, a prefeitura de Porto Alegre ordenou a evacuação imediata de dois bairros, devido ao risco persistente de inundações.
A cidade de Guaíba, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, também enfrentou uma situação crítica. Na terça-feira (14/5), a prefeitura determinou a evacuação dos moradores dos bairros Cohab, Santa Rita e Ipê, em resposta às enchentes que afetaram a região. Caminhões do Exército foram mobilizados para ajudar na retirada das pessoas dessas áreas de risco.
Saiba mais:
- Ministro de Comunicação, Paulo Pimenta, será a autoridade federal para reconstrução do RS
- Prejuízos no Rio Grande do Sul superam R$ 8,4 bilhões, diz Confederação dos Municípios
Segundo o hidrólogo Fernando Fan, entrevistado pela rádio GZH, a tendência é que o nível das águas do Rio Guaíba continue a baixar gradativamente. No entanto, ele alertou que a instabilidade ainda persiste nos bairros afetados, exigindo atenção contínua das autoridades e moradores.
Conforme o último boletim publicado pela Defesa Civil, o estado gaúcho contabiliza 149 mortes e há 112 desaparecidos. Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas.
*Com informações do Metrópoles