O município de Caxias do Sul (RS) registrou, na madrugada desta segunda-feira (13/05), estrondos e tremores de terra. Assustados, os moradores saíram das suas casas por volta das 3h, com medo de que os imóveis desabassem. Os casos aconteceram na região central da cidade e nos bairros Madureira, Universitário, Jardim América e Pio X.
Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul (RS) emitiu um aviso orientando os moradores a deixarem as suas casas em caso de rachaduras em paredes ou vigas. A corporação recebeu mais de 100 ligações durante a madrugada. Em vídeo feito pelos moradores, é possível ver algumas famílias saindo para as ruas logo após o tremor de terra.
Veja o registro dos moradores
📌Tremores e estrondos assustam moradores de Caxias do Sul na madrugada desta segunda (13) pic.twitter.com/hhlLhVZENf
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 13, 2024
LEIA MAIS:
VÍDEO: Chuvas fazem asfalto ceder e causam desmoronamento em Gramado (RS)
Corpo da gêmea de 6 meses levado pela enchente no RS foi encontrado; “Vazio eterno”, diz a mãe
A corporação recebeu mais de 100 ligações durante a madrugada. Conforme as informações preliminares, a causa dos tremores seriam uma acomodação do solo por causa das chuvas. Eles ocorrem em meio às fortes chuvas e inundações que assolam o Rio de Grande do Sul há mais de uma semana.
Até o momento, a chuva causou 145 mortes no estado, segundo boletim da Defesa Civil estadual, divulgado às 18h desse domingo (12/05). Pelo menos 806 pessoas se feriram. Há pelo menos 132 desaparecidos, com 538,743 mil desalojados e 81,2 mil pessoas em abrigos.
Além disso, Caxias está sob alerta severo de deslizamento de terra. Neste domingo (12/05), um deslizamento de terra atingiu o município de Piratini. O deslizamento aconteceu devido o efeito da chuva que atingiu a região durante o fim de semana. Com o solo encharcado há risco de deslizamento na serra gaúcha.
*Com informações do Metrópoles