Nas últimas 48 horas, cidades próximas ao Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, enfrentaram volumes de chuva expressivos, conforme relatório da Defesa Civil. Em pelo menos seis municípios do sul catarinense, próximos à divisa com o norte gaúcho, os temporais ultrapassaram os 200 milímetros, de acordo com dados atualizados neste domingo (12/5).
Praia Grande, reconhecida como a Capital Catarinense dos Canyons, foi uma das mais afetadas, registrando um volume de chuva de 282 milímetros entre 12h de sexta-feira e 12h de domingo. Segundo relatos, trechos de rodovia foram arrastados pela força da água.
📌Municípios de Santa Catarina registram chuvas intensas pic.twitter.com/n8ej5K2M0S
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 12, 2024
Em resposta aos transtornos causados pelas chuvas, a prefeitura de Praia Grande tomou medidas preventivas, cancelando um evento esportivo programado para o fim de semana e suspendendo as aulas na rede municipal na segunda-feira (14).
Saiba mais:
RS: lago Guaíba pode atingir nível recorde entre segunda e terça-feira, diz UFRGS
“Rezo por vós”, diz Papa Francisco em solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Outras cidades da região também estão sendo afetadas, com alagamentos e prejuízos. Em Sombrio, Balneário Gaivota e Jacinto Machado, a situação é preocupante.
Em Sombrio, famílias estão sendo retiradas de casa devido à elevação dos rios locais, e houve deslizamento de terra em parte da estrada de acesso à comunidade de Santa Fé.
Em Jacinto Machado, até as 16h de domingo, duas famílias estavam desalojadas e uma pessoa desabrigada devido ao aumento dos rios locais, que causaram alagamentos em oito bairros.