O presidente dos EUA, Joe Biden, lamentou a destruição provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul e prestou solidariedade aos brasileiros.
Em comunicado oficial publicado pela Casa Branca no sábado (11/05), o presidente afirma estar “triste” pelas mortes e pelo cenário de destruição deixado pelas enchentes. Ele também se solidariza com as vítimas e com os socorristas que estão atuando nas operações de auxílio.
Biden anuncia que os EUA estão trabalhando para ajudar o Brasil, mas não detalha como seria essa assistência. Leia a íntegra do pronunciamento:
“Jill e eu estamos profundamente tristes pela perda de vidas e pela devastação causada pelas enchentes no Brasil. Nossos pensamentos e orações estão com as pessoas afetadas por esta tragédia e com os socorristas que trabalham para resgatar e fornecer cuidados médicos a famílias e indivíduos. Minha administração está em contato com nossos parceiros brasileiros, e os Estados Unidos estão trabalhando para fornecer a assistência necessária ao povo brasileiro, em coordenação com as autoridades brasileiras enquanto lideram a resposta. Os Estados Unidos estão ao lado do Brasil neste momento difícil”.
Leia mais:
Famílias no RS receberão pix de R$ 2 mil do SOS Rio Grande do Sul
Lula anuncia investimento de R$ 18,3 bilhões ao Novo PAC; um dos eixos é a prevenção a desastres
Ajuda internacional
O Itamaraty afirmou que pelo menos sete países já manifestaram disposição em ajudar o Brasil no apoio à população atingida pela tragédia no Rio Grande do Sul. A maior parte deles é da América do Sul, mas houve contato ainda do Oriente Médio e América do Norte.
Nos últimos dias, segundo o governo brasileiro, Argentina, Chile, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai e Venezuela manifestaram solidariedade e ofereceram doações e ajuda. O Vaticano também informou que o Papa Francisco destinou 100 mil euros às vítimas.