Uma intensa tempestade geomagnética deve atingir a Terra, nesta sexta-feira (10/05), segundo o alerta da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA).
Um fenômeno semelhante ocorreu há quase 20 anos, quando o Sol enviou plasma de alta energia em direção ao planeta e deve continuar durante o fim de semana.
O evento foi classificado pela NOAA como uma tempestade do nível G4, a segunda mais poderosa da escala, e pode danificar satélites e causar diversos problemas aos serviços terrestres.
“Erupções solares adicionais podem fazer com que as condições de tempestade geomagnética persistam durante o fim de semana. CMEs são explosões de plasma e campos magnéticos da coroa solar. Eles causam tempestades geomagnéticas quando são direcionados à Terra. As tempestades geomagnéticas podem impactar as infraestruturas na órbita próxima da Terra e na superfície da Terra, perturbando potencialmente as comunicações, a rede de energia eléctrica, a navegação, as operações de rádio e satélite“, explicou o NOAA.
Para observar o fenômeno é necessário utilizar óculos especiais para evitar problemas nos olhos. A chuva tempestade é como uma mancha deuma largura de aproximadamente 16 vezes o tamanho da Terra, sendo possível observá-la a olho nu.
Um estudo publicado em 2011 fala sobre o tema. “Dada a necessidade legítima de proteger a Terra das formas mais intensas de clima espacial — grandes explosões de energia electromagnética e partículas que por vezes podem fluir do Sol — algumas pessoas temem que uma gigantesca ‘explosão solar assassina’ possa lançar energia suficiente para destruir a Terra. Qualquer pessoa com mais de 11 anos já viveu esse máximo solar sem nenhum dano”.
O que é uma tempestade geomagnética?
Uma tempestade geomagnética acontece quando os ventos solares penetram no ambiente espacial ao redor da Terra. Os eventos causados por erupções na superfície do Sol possibilitam que partículas sejam projetadas até o planeta causando tempestade magnética, responsáveis pelas auroras boreais. Dependendo da intensidade, também podem interromper as telecomunicações.