Onze pessoas foram presas e uma motocicleta com restrição de roubo foi apreendida, em ocorrências distintas registradas no bairro Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, e no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros da capital amazonense).
Na primeira ocorrência, os policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) realizaram uma fiscalização após receberem denúncias sobre uma invasão e desmatamento ilegal da Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã-Ponta Negra.
Ao chegarem no local informado, e após sobrevoo com drone, foi comprovado o crime ambiental, com desflorestamento de uma área de mata e montagem de barracos de lonas.
Foi feita a incursão pela mata e, quando as equipes policiais chegaram ao local, conseguiram capturar 11 pessoas na área degradada. Durante abordagem, os suspeitos confirmaram a invasão. Segundo eles, a ação foi motivada depois que um outro homem teria dito que a área estaria deserta e não teria proprietário.
O grupo já havia desmatado uma parte de um terreno, antes da chegada dos policiais militares, o que configura Crime Ambiental, conforme o artigo 27 do Decreto nº 99.274, de 6 de junho de 1990.
Na ocorrência foram apreendidas uma picareta, sete facões, dois machados, dois martelos, três enxadas e uma pá. O bando foi encaminhado, junto com o material apreendido, ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Leia mais:
Polícia descarta que pai tenha estuprado a filha de 2 anos que morreu e confirma acidente
Outra ocorrência
Em patrulhamento, o BPAmb, juntamente com a equipe de fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), apreendeu em um ramal, uma motocicleta de cor vermelha com restrição de roubo que foi abandonada em um ramal no município de Rio Preto da Eva.
Ao chegar no primeiro ponto a ser fiscalizado, a equipe policial, visualizou um suspeito, que fugiu para área de mata ao perceber a chegada dos PMs. O homem abandonou o veículo no local, o mesmo estava com a ignição violada, chicote de fios expostos para ligação direta, e com a placa de identificação adulterada.
Ao consultar o número do chassi do referido veículo, constatou-se a restrição de roubo. A motocicleta foi apreendida e apresentada no 36ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP).
Crime ambiental
É crime ambiental vender, transportar, guardar ou expor à venda produtos de origem vegetal sem a devida licença ou em desconformidade com a documentação, sujeitando seus autores às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.