O Governo Federal formalizou à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) um pedido para que seja suspenso o Campeonato Brasileiro de 2024 por causa das enchentes no Rio Grande do Sul. A solicitação foi feita nesta sexta-feira (10/5) pelo ministro do Esporte, André Fufuca.
Em seu ofício encaminhado à CBF, o ministro diz:
“Solicito que seja realizada a paralisação do Campeonato Brasileiro de Futebol/2024. Diante da catástrofe que se segue, a solicitação se faz necessária muito além dos estádios de futebol, campos de treinamento, concentração e local físico onde todos envolvidos no esporte circulam, mas por todas as pessoas, familiares e seus entes que se doam neste momento na sobrevivência e reconstrução de casas e tudo mais afetado”.
Apesar de o documento mencionar especificamente o Brasileirão, o Ministério do Esporte informa que a solicitação se estende a todas as séries do campeonato, incluindo o torneio feminino.
Leia mais:
Deputado Rozenha traça estratégia com Governo do Estado para “repatriar” amazonenses no RS
VÍDEOS: Prefeito no RS bate boca com ministro Paulo Pimenta, que rebate: “Tentou lacrar”
A paralisação já vinha sendo negociada nos últimos dias entre a pasta e a confederação. As conversas buscavam alinhar o período da suspensão dos campeonatos, já que a paralisação dos torneios nacionais afetaria equipes que estão baseadas longe do Rio Grande do Sul e que arrecadam com os estádios cheios.
Segundo o mais recente boletim divulgado, 113 pessoas morreram no estado em decorrência das enchentes. 146 estão desaparecidas. O número de feridos é 756 e ao todo, quase 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas cheias.
*com informações do UOL.