A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), concluiu o levantamento de dados para a criação de mapas por zonas da cidade, utilizando informações do Censo do IBGE 2022, nesta quarta-feira (8/05).
De acordo com os dados fornecidos pela Gerência de Informação de Geoprocessamento (GIG), a zona mais populosa de Manaus é a Norte, com 650.075 habitantes, seguida pela zona Leste, com 494.319 residentes.
Saiba mais:
- Presidente Lula deve visitar Manaus em breve, afirma Marcelo Ramos
- Prefeito envia à CMM proposta que regulamenta 40 mil taxistas e mototaxistas em Manaus
Os bairros mais populosos da capital por zona são o Jorge Teixeira, na Leste, com 133.448 moradores; Cidade Nova (124.935), na Norte; Compensa, na zona Oeste, com 73.111; Alvorada, na Centro-Oeste, com 61.696; na zona Sul, é o Japiim, com 55.652 moradores; e na zona Centro-Sul, Flores é o bairro mais populoso, com 40.588. A área urbana tem 2.042.21 habitantes, enquanto na zona rural há 1.465 pessoas, e na de transição, 2.614.
O levantamento também revelou que Manaus possui 738.012 domicílios, distribuídos em 3.210 Setores Censitários, um Distrito e nove Subdistritos.
Segundo Luiz Augusto, gerente de Informação de Geoprocessamento (GIG) do Implurb, os dados fornecidos pelo IBGE possibilitam uma visão mais precisa da realidade territorial e populacional de Manaus, contribuindo para um planejamento urbano mais eficiente.
“Os dados vêm se somar a uma complexa operação do IBGE, realizada dentro do país. Os documentos vão auxiliar a prefeitura a tomar medidas mais assertivas dentro de um planejamento urbano, que visa o gerenciamento de informações, criando melhores diretrizes urbanísticas. O principal objetivo dentro de uma base territorial é organizar o conjunto de informações já referenciadas sobre todas as estruturas territoriais brasileiras. Geramos mapas dentro do arquivo, que são os mapas censitários, um projeto final com população por bairro e zonas, a divisão de áreas urbanas da cidade de Manaus. E tudo será usado para ter precisão de dados visando o crescimento da cidade”, explicou o gerente de Informação de Geoprocessamento (GIG), Luiz Augusto.
O coordenador de base territorial da superintendência do Amazonas do IBGE, Jessé Nogueira Miranda, destacou a importância da parceria entre o órgão e a prefeitura, ressaltando o compromisso com o conhecimento da realidade local e o exercício da cidadania.
“Essa parceria engrandece tanto o trabalho do IBGE quanto o da prefeitura. Agradecemos também pelo pronto atendimento da gestão municipal. Ficamos satisfeitos de contribuir para o conhecimento da nossa realidade e o exercício da cidadania, que é a missão do IBGE”, comentou.
Confira o documento abaixo na íntegra:
[pdfjs-viewer url=”https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Setores-CensitarioManaus-2022_DIV.-URBANA-E-TRANSICAO_compressed.pdf” attachment_id=”414354″ viewer_width=100% viewer_height=800px fullscreen=true download=false print=false]