O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) assinou uma recomendação e os tribunais do país vão repassar R$ 60 milhões para a recuperação do Rio Grande do Sul, estado assolado pelas fortes chuvas desde a semana passada.
A iniciativa foi confirmada pelo governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), que escreveu no X, ex-Twitter, que recebeu a informação do repasse do próprio presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.
Leite escreveu:
“O Rio Grande do Sul agradece por esse importante apoio, que será utilizado de maneira responsável e transparente pelo governo”.
Veja abaixo:
Recebi há pouco telefonema do ministro @LRobertoBarroso, do @STF_oficial. O Poder Judiciário, a partir de uma recomendação do Supremo, repassou R$ 60 milhões para a Defesa Civil do Estado. São recursos de penas pecuniárias e multas que estão sendo transferidos diretamente para a…
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 8, 2024
Leia mais:
Fundação de Beyoncé faz campanha para ajudar o Rio Grande do Sul
O dinheiro vem de penas pecuniárias e multas pagas. O repasse será transferido diretamente para a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
Segundo a última atualização da Defesa Civil do estado, 100 óbitos foram confirmados e 128 pessoas estão desaparecidas em todo o Rio Grande do Sul. No total, são 372 feridos. 1,4 milhão de gaúchos foram atingidos pelas enchentes em 417 municípios do estado. 163 mil pessoas estão desalojadas e 66 mil encontram-se em abrigos públicos.
Com informações de Metrópoles.