Durante um evento de assinatura de ordem para reforma de uma praça de alimentação no Armando Mendes em Manaus, nesta terça-feira (07/5), o prefeito David Almeida falou sobre salários e pagamentos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), questionado por uma moradora, enfatizando que a responsabilidade pelos salários dos professores não recai sobre a prefeitura.
“Nós pagamos o terceiro melhor salário. Com relação à sua placa ‘quem não respeita a educação não merece…’. Fique tranquilo que esse recado não é pra mim. Quem deve os professores não é a prefeitura, é o governo. Bom dia a todos, um abraço”
📌Prefeito David Almeida alerta os eleitores sobre a importância de escolherem cuidadosamente seus representantes pic.twitter.com/MBMrIgP7Q2
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 7, 2024
Saiba mais:
Prefeitura esclarece aplicação do recurso do Fundeb
Em dezembro de 2023, professores da rede municipal de ensino realizaram um protesto reivindicando o pagamento do abono. Em seguida, a Prefeitura de Manaus emitiu um comunicando e explicou que a Secretaria de Educação (Semed) aplicou 93% dos recursos em pagamentos de folha de pessoal e os demais 7% foram aplicados nas despesas operacionais das unidades escolares.
Apesar da justificativa, a categoria, na época, alegou que não foi avisada previamente sobre o não pagamento do benefício. A Confederação Nacional dos Municípios estima que o Fundeb de Manaus de 2023 está orçado em R$ 1,3 bilhão. O valor é R$ 74 milhões a mais que em 2022.
*Por Otávio Vislley