Nesta semana, a fala polêmica de um pastor de Goiás causou revolta nas redes sociais. Durante um culto, na igreja Tabernáculo da Fé, enquanto ministrava, o religioso afirmou que, em alguns casos, crianças que são sofrem abuso sexual têm culpa no crime.
A fala é do pastor Jonas Felício Pimentel, líder da igreja evangélica Tabernáculo da Fé, de Goiânia.
Em sua pregação, o pastor, comentou o caso de uma criança de cinco anos que teria sido abusada por primos. E orientou as mães e pais a não deixarem seus filhos frequentarem as casas de outras pessoas sozinhos, mesmo que sejam parentes.
“Os pais e mães devem ter muito cuidado, devem ter muita malícia, quanto as suas filhas. Eu disse e repito: Mãe, deixa eu pousar na casa da tia? Deixa eu pousar na casa da fulana? Não deixa sua filha, seu filho, pegarem esse costume. Esse costume, costuma a terminar em acidentes”, disse.
O pastor afirma que os pais não devem deixar seus filhos sob os cuidados de outras pessoas “a menos que exista uma circunstância imperiosa”. A fala que gerou toda a polêmica em torno do assunto que o pastor levantou, foi a culpabilidade que o religioso empregou à criança que sofre abusos. De acordo com ele, a criança também é culpada.
“Existem situações que, quando acontece um abuso de uma criança, a criança é também culpada, porque ela deu lugar. Crianças também têm culpa, têm participação, mas não todos os casos. Eu quero deixar isso bem claro. A responsabilidade começa com os pais”, destacou.
Veja o vídeo:
Na internet, várias pessoas se revoltaram com a fala. Algumas até cobram por uma investigação.
A apresentadora Xuxa se manifestou contra a fala. Em seu perfil no Instagram, a artista disse que a declaração do homem são “repugnantes”.
“Hoje acordei e me deparei com esse vídeo, desse senhor que não sei quem é, mas deveria ser investigado! Pois pela minha experiência como uma criança que foi abusada, e como adolescente que foi abusada até os meus 13 anos, consigo ver nitidamente um “velho” querendo justificar o injustificável! Colocar a vítima como culpado é bem de quem tem muita coisa a esconder e merece ser investigado! Vou repetir suas palavras: “veja bem, existem casos que a criança também é culpada”.
A artista manifestou repulsa ao teor da pregação do religioso e disse que as falas causam “nojo, são repugnantes”.
“Meu senhor, o absurdo que acaba de falar, deveria não apenas chocar a mim, mas a todos que foram crianças e que hoje são pais adultos e que não estão no lugar de um abusador ou pedófilo. Suas falas dão NOJO, são repugnantes! Nesse exato momento alguns bebês, crianças e adolescentes estão sendo abusados por pessoas que se acham no direito de satisfazer seus prazeres, coisas que para as crianças, o prazer que ela conhece nunca chegará perto do que é pra um adulto”.
A rainha dos baixinhos destacou que o abuso à crianças e adolescentes é um “crime de tamanho inigualável, pois rouba a infância, a pureza e deixa marcas por toda sua vida”.
“Não sei se o senhor sabe, mas hormonalmente nenhuma criança busca ou tem vontade do que o senhor chamou de “abuso”, que pra mim é um crime de tamanho inigualável, pois rouba a infância, a pureza e deixa marcas por toda sua vida. Dizer que isso fica no passado é outra besteira sem tamanho! Estou vindo aqui pra falar, gritar em nome de tantas crianças que sofrem abusos, que são exploradas sexualmente por mulheres, homens, velhas e velhos babões…. Que não sentem medo nenhum, pois com essas falas e pensamentos, acham que podem tudo, até colocar uma criança vítima de abuso no lugar de CULPADA!”.
Leia mais:
Fafá de Belém critica Rock in Rio por não incluir artistas do Norte
Johnson & Johnson propõe pagamento de até US$ 6,5 bilhões para encerrar disputas judiciais
Após a repercussão negativa, Jonas Felício Pimentel se manifestou durante o culto no dia (1º/5). O pastor afirmou que fez orientações aos fiéis sobre os cuidados com os filhos e que é responsabilidade dos pais tê-los “ao alcance dos olhos e somente perdendo contato visual deles, quando situações absolutamente imperativas, exigirem”.
“Recomendei que é preciso que filhos, pernoitem em casa de parentes ou amigos. Nesse contexto afirmei que isto evita, oportunismo para pessoas más intencionadas que possam causar qualquer tipo de abuso a elas [crianças]. Foi nesse contexto de alerta, que pais e crianças não deem oportunidades para malfeitores que foi extraído e recortado do vídeo. Para aquelas pessoas que se sentem ofendidas, pedimos as nossas sinceras desculpas”.
Veja a nota: