O temporal que atinge o Rio Grande do Sul deixou oito mortos e 21 desaparecidos nesta terça-feira (30/4), segundo números da Defesa Civil do estado.
As vítimas são dos municípios de:
- Paverama: Dois homens de 69 e 65 anos que estavam em um carro que tentava atravessar uma área alagada;
- Pântano Grande: Um homem de 59 anos, vítima de descarga elétrica;
- Itaara: Uma mulher de 48 anos, ainda não se sabem as circunstâncias;
- Salvador do Sul: Um homem de 47 anos, vítima de um deslizamento de terra;
- Segredo: Um homem de 62 anos que estava em um carro que tentava atravessar uma área alagada;
- Santa Maria: Uma idosa de 85 anos, vítima de um deslizamento de terra.
Leia mais:
VÍDEO: No RS, ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita narra situação
VÍDEO: Cobra é capturada no meio da rua após chuvas intensas, em Manaus
Há 21 desaparecidos em cinco cidades: Candelária (8), Encantado (6), Roca Sales (4), São Vendelino (2) e Salvador do Sul (1). 104 municípios do estado foram afetados.
Na noite desta terça-feira (30), o governo federal enviou dois helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) para sobrevoar a região de Santa Cruz do Sul, Sinimbu e Candelária, em busca de pessoas ilhadas. Veja abaixo:
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que foi acionada, na noite desta terça-feira, (30/04), para auxiliar no resgate dos atingidos pela enchente que assola a população da região de Santa Maria, no Rio Grande do Sul (RS).
Para ajudar na missão, a FAB colocou à disposição dois… pic.twitter.com/fkcS4l3wbi
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) May 1, 2024
No município de Candelária, uma mulher foi arrastada pela correnteza de um rio. O fato foi gravado pela equipe de GZH, do Grupo RBS. A moradora foi encontrada pelos Bombeiros e passa bem. Veja abaixo:
Uma mulher foi levada pela correnteza do Rio Pardo, em Candelária, nesta terça-feira (30). 🚨 Viviane Roselei Blak, 46 anos, caiu na água ao tentar verificar a situação do imóvel de um dos filhos. No fim da tarde, os bombeiros confirmaram que a moradora foi encontrada viva, presa… pic.twitter.com/K7cpGJEzX8
— GZH (@gzhdigital) May 1, 2024
A BR-290, principal ligação da Região Metropolitana à Fronteira Oeste, está bloqueada após a pista ceder em Eldorado do Sul.
O governador Eduardo Leite (PSDB) usou as redes sociais para pedir que a população evite áreas alagadas. Ele postou no X (ex-Twitter):
”Como alertamos, a chuva avança e se intensifica por todo o RS. Já temos alagamentos em algumas regiões e nossas forças de segurança estão atuando em resgates e apoio à população. Nesse momento, o mais importante é evitar risco e se proteger. Emergências: ligue 190 e 193”.
*Com informações de UOL, G1 e GZH