A Prefeitura de Juazeiro recolheu, nesta segunda-feira (29/4), a estátua de Daniel Alves, que fica localizada na Rua Aprígio Duarte, no centro da cidade que fica a 502 km de distância de Salvador, na Bahia. Juazeiro é a cidade natal do ex-atleta.
O monumento foi retirado após o município acatar recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA). De acordo com o MP, a legislação proíbe homenagem a pessoas vivas realizada com bem público. A recomendação foi realizada após procedimento instaurado pela promotora de Justiça Daniela Baqueiro.
A estátua de Daniel Alves foi inaugurada em dezembro de 2020. A obra, confeccionada em tamanho natural pelo artista Léo Santana, exibe o jogador com a camisa da seleção brasileira.
Leia mais:
Justiça de SP procura Daniel Alves por dívida de R$ 83 mil em aluguel
Daniel Alves é visto de mãos dadas com a esposa na Espanha
Porém, desde a prisão do ex-jogador em janeiro de 2023 na Espanha, sob acusação de estupro de uma moça numa boate em Barcelona, a estátua passou a ser alvo de críticas, e também de atos de vandalismo.
Em fevereiro deste ano, depois da condenação dele por tribunal espanhol a 4 anos e meio de prisão pelo estupro, alguns moradores de Juazeiro começaram a cobrar da prefeitura da cidade a retirada da obra. Contudo, na época, a gestão municipal informou que iria tomar decisão até que todos os recursos do caso fossem julgados.
Em março, Daniel pagou fiança e foi solto após 14 meses na prisão, enquanto o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha analisa os recursos impetrados por sua defesa.
*Com informações do ge.globo