Uma tiktoker iraquiana famosa, Om Fahad, condenada à prisão no ano passado por publicação de conteúdo considerado “indecente” nas redes sociais, foi assassinada a tiros nesta sexta-feira (26/4), em Bagdá, informaram funcionários da segurança.
Um comunicado do Ministério do Interior do Iraque informa que uma “mulher conhecida nas redes sociais” foi morta por “assaltantes desconhecidos”.
Em fevereiro de 2023, um tribunal condenou em primeira instância Om Fahad a seis meses de prisão por “publicação de vídeos com intenções indecentes e que atentam contra o pudor e os costumes públicos”.
O governo iraquiano lançou no ano passado uma campanha para identificar e buscar nas redes sociais “conteúdos decadentes que vão contra a moral e as tradições” da sociedade. Para isso, criou uma plataforma eletrônica que permitia à população denunciar publicações inadequadas.
Leia mais:
VÍDEO: Mãe de 19 filhos, colombiana de 39 anos ‘causa’ na web ao anunciar nova gravidez
VÍDEOS: Mulher leva tapa de policial militar após agredir a própria filha em Recife
Várias estrelas das redes sociais foram condenadas à prisão ou forçadas a pedir desculpas por seu conteúdo, por vezes apenas de humor ou satíricos.
Fahad, tinha mais de 450 mil seguidores na rede social. O último vídeo dela, publicado há seis dias, tem quase dois milhões de visualizações.
No Iraque, atingido por décadas de conflitos, a circulação de armas é ampla, embora as forças de segurança tenham iniciado uma campanha para recuperar esse arsenal.