O frei capuchinho brasileiro Ademir Marques foi esfaqueado na cabeça nesta quinta-feira (25/4), no Capuchin Day Centre, centro de atendimento a sem-teto em Dublin, Irlanda. O frei sofreu um ferimento superficial e a pessoa que o atacou foi presa.
O ataque ao frei Marques aconteceu por volta das 10h30 (horário local), em uma sala onde as pessoas atendidas pelo centro tomavam café da manhã.
Uma fonte não identificada contou ao jornal Sunday World que o capuchinho “estava ajudando no café da manhã quando um cliente se levantou de repente e o esfaqueou na parte de trás da cabeça”, em um ato “completamente inesperado”. Segundo a fonte, o agressor “era cliente regular” do Capuchin Day Centre.
Leia também:
Brasileiro é agredido com taco na Irlanda: Não tive tempo de me defender
Irlanda votará remoção de referências sexistas às mulheres
O agressor foi contido pela segurança no local. Ele foi preso depois que a polícia chegou ao centro, disse o Sunday World.
O frade “recebeu os primeiros socorros de emergência no local e depois foi levado ao Mater Hospital”, disse a fonte.
Em um comunicado ao Sunday World, o Capuchin Day Centre confirmou o ataque contra o frei Ademir Marques e disse que “os serviços de emergência foram contatados para acompanhamento”. “Felizmente, a pronta intervenção de nossa equipe fez com que o frei Ademir sofresse apenas um ferimento superficial e voltará ao seu ministério amanhã, como de costume”, acrescentou.
“Como em todos os casos semelhantes, estamos oferecendo suporte de acompanhamento para nossa equipe e voluntários e somos gratos pela pronta resposta dos serviços de emergência”, concluiu.
O frei Ademir Marques de Oliveira nasceu em 6 de abril de 1968. Pertence à Província Nossa Senhora da Penha, dos Capuchinhos do Nordeste. Fez sua profissão temporária em 2001 e a profissão perpétua em 2004. Foi ordenado padre em 30 de maio de 2005.
Em abril de 2023, frei Ademir Marques foi enviado para a missão em Dublin, na Província Capuchinha da Irlanda. “Esse serviço de colaboração entre as Províncias estreita os laços das circunscrições e reforça a realidade de que somos frades da Ordem, peregrinos e forasteiros, e, por isso, somos enviados a qualquer lugar do mundo que precise da nossa ajuda, sem nos prendermos a demarcações territoriais”, disse a província do Nordeste na época.
A Província dos Capuchinhos do Nordeste disse à ACI Digital que ainda não sabia do ataque contra o frei Ademir.
A fonte do Sunday World disse que o frei Ademir é voluntário “regularmente” no Capuchin Day Centre “e é uma das pessoas mais gentis e amáveis que você poderia conhecer”.
O Capuchin Day Centre oferece serviços a pessoas sem-teto durante a semana, incluindo café da manhã e almoço. Também fornece roupas e itens essenciais aos necessitados, como fraldas e alimentos para bebês.
*Com informações Revista Oeste e UOL