Conhecido pelo talento e pela criação da personagem transexual, Sereia do Amazonas, Renan Cavalari Popowicz faleceu na segunda-feira (22/04), em decorrência de uma infecção pulmonar, aos 31 anos, em Londrina.
Veja mais:
Entrega do ‘Leite do Meu Filho’ ocorre a partir desta quarta-feira (24), em Manaus
Em seus espetáculos, o ator misturava música, dança, humor, stand up comedy entrevistas e muito improviso. Através dele criou a ‘Sereia da Amazonas’ um símbolo de luta contra preconceitos relacionados à questão de gênero.
A personagem, foi uma criação de Renan e Silvio Ribeiro, diretor da Escola Municipal de Teatro, era conhecida não só em Londrina como em outras cidades do País desde que surgiu em 2015 a partir da comédia República, que ficou dois anos em cartaz na cidade.
Segundo Renan, a personagem havia nascido há dez mil anos, onde hoje fica o estado do Acre, onde o menino Lindoalvo cresceu e tornou-se a transexual ‘Sereia do Amazonas’.
Quem foi Renan Cavalari
O artista Renan Cavalari Popowicz , de 31 anos, começou sua carreira em Londrina, local onde morava com a mãe Andreia. Lá, ele fez teatro e cursou a faculdade de design gráfico, trabalhando como editor, social media e designer, segundo o jornal Folha de Londrina.
Renan criou, em colaboração com o diretor de teatro Silvio Ribeiro, a personagem Sereia do Amazonas, em 2015, para o espetáculo República. A Sereia, como era conhecida a drag queen de Renan, espalhava mensagens contra a LGBTfobia e a favor da diversidade. Em 2017, estreou sua peça solo. O artista também atuava como DJ, sendo uma figura de conhecida no cenário do gênero musical Tribal House.
*Com informações da Folha de Londrina e Estadão