Ao longo da madrugada desta terça-feira (23/04), 540 tábuas serradas, do tipo azimbre, sem o Documento de Origem Florestal (DOF), foram apreendidas durante patrulhamento do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) realizado no bairro São Raimundo, zona Oeste de Manaus.
Por volta das 4h da manhã, os policiais militares do BPAmb depararam-se com uma embarcação, modelo batelão, descarregando a carga. Durante a contagem do material constatou-se que se tratava de 540 unidades, aproximadamente 7 m³.
O responsável pela embarcação foi abordado e questionado sobre o Documento de Origem Florestal (DOF), que informou não possuir, o que caracteriza crime ambiental conforme o Artigo 46, parágrafo único da Lei 9605/98.
Na ação, além da madeira, foi apreendido um caminhão baú Mercedes Benz 1214, a embarcação e dois motores rabeta TOYAMA de 9 HP. Todo material apreendido equivale ao valor de R$ 103 mil.
O responsável pela embarcação, junto com o material apreendido, foi conduzido ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Leia mais:
Irmãos confessam envolvimento na morte de jovem em Envira
Traficante e usuário são detidos pela PM em Manicoré, no AM
Crime Ambiental
O Batalhão Ambiental orienta que quem transporta ou guarda madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente está em descumprimento da lei de crimes ambientais, sujeitando seus autores às penalidades previstas em Lei.