O vereador Sassá da Construção Civil (PT) novamente inflamou o debate na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta terça-feira (23/04). O que parecia ser uma pacata sessão plenária se transformou na “pauta do dia” após o petista declarar que os vereadores que votaram contra o empréstimo de R$ 580 milhões não devem “cobrar as obras” do prefeito.
A fala de Sassá ocorreu quando alguns parlamentares se manifestaram sobre a aprovação do pedido de empréstimo, ocorrida na sessão da última segunda-feira (22/04), após pouco mais de dois meses engavetada na CMM.
“Tem vereador aqui que vossa excelência não pode cobrar, porque você não votou a favor do empréstimo. Você não pode cobrar. Agora quem tem que cobrar aqui é eu (SIC) e vários que votaram aqui. Eu vou cobrar porque eu votei. Agora aqueles que não votou (SIC) não podem cobrar não. É isso! O buraco é (mais) embaixo comigo”, bradou.
O esquerdista e aliado do prefeito David Almeida (Avante) na CMM ainda citou as ruas de Manaus como exemplo.
“Ah, as ruas não foram feitas… Você votou no empréstimo? Se você não votou, fica calado! Agora se você votasse, poderia cobrar, fazer CPI, requerimento”, criticou.
Leia mais:
VÍDEO: “Não há rachadura no PT em Manaus, mas se houver essa pessoa será punida”, diz Sassá
Rebateu
De imediato, a fala foi rebatida pelo líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB), vereador Marcelo Serafim.
“Vereador Sassá é um leão, começou o discurso querendo pedir verificação de quórum, fala e vai embora”, disse Serafim em tom sarcástico, ao ser avisado que Sassá saiu do plenário.
“Não quer escutar e respeitar o debate democrático, entendo que é importante a opinião e a posição dele, mas agora dizer que quem votou contra o empréstimo não pode fiscalizar e cobrar. É uma lamentável afirmação e quero obviamente contestar”, declarou.
Fiscalizar
De acordo com a Constituição Federal, os vereadores têm dois papéis fundamentais: o de legislar (criar as leis municipais) e o de fiscalizar as ações do Poder Executivo (Prefeitura Municipal), visando a representação dos interesses da população.
📌Sassá é criticado por Marcelo Serafim ao afirmar que vereador contrário ao empréstimo não deve fiscalizar o prefeito
Saiba mais⤵️https://t.co/qBGG9Fvvnk pic.twitter.com/8twBYxVgK8
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 23, 2024