Um dos critérios que os partidos usam para bater o martelo sobre quem será o seu pré-candidato, e posteriormente o candidato nas eleições, são as pesquisas eleitorais; e dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) no Amazonas, está claro quem tem mais viabilidade eleitoral: Marcelo Ramos.
Em dois levantamentos desta semana — Parará Pesquisas e Pontual Pesquisas — Marcelo Ramos (PT) aparece com mais de 6%; isso coloca o ex-deputado em uma situação muito confortável dentro do seu partido, por duas razões principais: a primeira é ser o indicado do presidente da República, e a segunda é ser o expoente da sigla melhor colocado nos levantamentos de intenção de voto.
Marcelo Ramos tem se viabilizado internamente e vem aglutinando apoios entorno do seu nome, entretanto, vem recebendo a resistência de Anne Moura, que até aqui, vem mantendo a sua pré-candidatura. Segundo alguns interlocutores do PT-AM, a pré-candidatura de Moura não deve resistir ao crescimento de Marcelo Ramos, e no devido tempo, a pré-candidata deve apoiar o ex-deputado.