Nesta terça-feira (16/4), foi instaurada na Câmara Municipal de Manaus a CPI da Semcom. O presidente da casa, vereador Caio André (União Brasil), anunciou a instauração no plenário da Casa Legislativa.
Em seu pronunciamento, Caio André leu o parecer da Procuradoria geral da CMM, que deu aval positivo e, em seguida, confirmou a instauração da CPI.
“Portanto, diante dos expostos, entende-se que os pré-requisitos básicos para a instauração da CPI foram devidamente atendidos e a análise a superior apreciação. Esse foi o parecer da nossa procuradoria. Então informo aos senhores vereadores que na segunda-feira (22/4) iremos reunir o colegiado de líderes para a instauração da referida CPI”.
📌Após aval da procuradoria, presidente da CMM anuncia instauração da CPI da Semcom pic.twitter.com/PYkk6pP0Mk
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 16, 2024
O objetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito é apurar a denúncia sobre o pagamento em dinheiro para um portal de notícias de Manaus, nas dependências da Secretaria de Comunicação (Semcom) da Prefeitura de Manaus.
No dia 14 de março, o site Metrópoles divulgou um vídeo do suposto esquema de propina: um homem identificado como motorista, Elson dos Santos, aparece recebendo uma sacola de dinheiro nas dependências da Semcom.
Leia mais:
CPI da Semcom: Com 14 assinaturas, requerimento é entregue na CMM para análise da procuradoria
Jack Serafim confirma que aceitou missão de assumir Semcom e aguarda trâmites
O ex-secretário de Comunicação, Israel Conte, chegou a comparecer à CMM para explicar o caso, e apresentou perícia indicando que o vídeo havia sido manipulado. Porém, os argumentos apresentados não convenceram, principalmente os vereadores William Alemão, Capitão Carpê e Rodrigo Guedes, os autores do requerimento para instaurar a CPI.
Israel Conte foi depois exonerado do cargo.
Assinaram os documentos para a criação da CPI os vereadores William Alemão ( Podemos), Capitão Carpê ( Republicanos), Rodrigo Guedes ( Podemos), toda a base do União Brasil composta pelos parlamentares Diego Afonso, Everton Assis, Professora Jaqueline, Thaysa Lippy ( Progressistas), Jaildo Silva (PCdoB), Lissandro Breval (Avante), Glória Carrate ( PL), Elissandro Bessa ( Solidariedade), Marcelo Serafim (PSB), Raiff Matos (DC), o presidente da Casa, Caio André (Podemos) e Rosivaldo Cordovil (PSDB).
Ainda não foram definidos os cargos de presidente e relator da comissão. Segundo informações colhidas pela Onda Digital, o vereador William Alemão (Cidadania) seria o mais cotado para presidente, enquanto o vereador Capitão Carpê (PL) poderia ser indicado como relator.