Nesta terça-feira (16/4), em Olímpia, na Grécia, foi realizada a cerimônia de acendimento da chama olímpica que faz parte da tradição dos Jogos Olímpicos, que ocorrem em Paris. Faltando 101 dias para o começo do evento, a tocha vai circular pelo território frances.
A chama é acesa em frente às ruínas do templo de Hera. Na ocasião, uma atriz representa a alta sacerdotisa e utiliza um recipiente parabólico, conhecido como Skaphia, que reflete os raios solares para acender a chama. Porém, sem sol, a chama usada já estava acesa.
Após a cerimônia, a chama segue até o Coubertin Grove, um memorial que abriga a Academia Olímpica Internacional, em Olímpia. Assim, começará um revezamento com 550 pessoas durante 11 dias até a capital grega, Atenas, no Estádio Panatenaico. O evento é uma referência a entrega oficial da chama para o Comitê Organizador dos Jogos. Dali, a chama seguirá para a França e tem a previsão
Leia também:
Três crianças refugiadas são encontradas mortas após naufrágio na Grécia
Discurso do primeiro-ministro da Grécia cria tensão diplomática no Reino Unido
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, insistiu na mensagem de “esperança” transmitida pela chama olímpica, símbolo da paz na Antiguidade, acesa em um momento marcado por conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio.
“Aspiramos algo que nos una de novo, algo que nos reúna, algo que nos dê esperança”, disse Bach.
“A chama olímpica que acendemos hoje simboliza esta esperança”, acrescentou o alemão na presença, entre outros, da presidente da Grécia, Katerina Sakellaropoulou, da ministra Francesa dos Esportes e dos Jogos Olímpicos, Amélie Oudéa-Castéra, e da prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
O presidente do comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Paris, Tony Estanguet, também declarou que considera os próximos Jogos “mais do que nunca uma força de inspiração (…) para todos nós e para as gerações futuras”.
A Chama Olímpica está acesa! 🔥 Os Jogos Olímpicos #Paris2024 estão cada vez mais próximos! 😍 pic.twitter.com/Zodt4Udeh4
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) April 16, 2024
Início do revezamento
A tocha foi então levada em seguida para o antigo estádio olímpico para ser entregue ao primeiro participante do revezamento, o grego Stéfanos Duskos, campeão olímpico de remo em Tóquio em 2021, que também carregava um ramo de oliveira.
A nadadora Laure Manaudou, que conquistou a medalha de ouro dos 400 metros livres nos Jogos de Atenas-2004, o sucedeu como a primeira participante da França.
O revezamento da Tocha Olímpica começou! Stefanos Ntouskos 🇬🇷, medalhista de ouro no remo, é o primeiro a levar a Chama Olímpica de #Paris2024 pic.twitter.com/l6ZLfG9BLH
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) April 16, 2024
A chama olímpica iniciará agora uma grande viagem que a levará a Paris no dia 26 de julho. O percurso de Olímpia até a cidade sede dos Jogos Olímpicos é um dos eventos mais simbólicos associados aos Jogos.
Na Grécia, 600 pessoas participarão no revezamento da tocha olímpica, que percorrerá 5.000 quilômetros através de sete ilhas, 10 áreas arqueológicas e a Acrópole de Atenas, onde passará uma noite junto ao Partenon.
No porto grego do Pireu, a chama embarcará em 26 de abril com destino a Marselha, sudeste da França, cidade em que chegará no dia 8 de maio. A partir desta data, o símbolo dos Jogos Olímpicos percorrerá toda a França, passando pelas Antilhas e Polinésia Francesa, até a cerimônia de abertura em Paris como ponto final.
*Com informações AFP e CNN