Fortes chuvas desde sexta-feira (12/5), no Paquistão resultaram em pelo menos 41 mortes e 28 feridos por raios, segundo autoridades locais divulgaram nesta segunda-feira (15/5). A Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (NDMA) emitiu alertas sobre o risco de deslizamentos de terra e inundações repentinas, enquanto os serviços meteorológicos preveem mais chuvas intensas nas províncias do país.
A província do Punjab, a maior e mais populosa do país, foi a mais afetada, com o maior número de vítimas fatais, conforme relatado pelo departamento provincial da NDMA. O Baluchistão, no sudoeste, também registrou perdas significativas, com oito mortes, a maioria devido a raios.
Leia também:
Grupo militante no Paquistão ataca delegacia e deixa dez mortos e seis feridos
Ex-primeiro-ministro do Paquistão e esposa são presos sob acusação de corrupção
As chuvas também resultaram em danos materiais significativos, com casas derrubadas e áreas inundadas. Na província de Sind, ao sul, quatro pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito causados pelas condições climáticas adversas. Além disso, oito pessoas, incluindo quatro crianças, perderam a vida na província de Khyber Pakhtunkhwa, no nordeste, devido a inundações e deslizamentos de terra.
O Paquistão, um dos países mais afetados pelas mudanças climáticas, enfrenta desafios recorrentes durante a temporada de monções. Esses eventos climáticos extremos são essenciais para reabastecer os recursos hídricos do país, mas também representam uma ameaça significativa para a população e a infraestrutura. Em 2022, inundações sem precedentes afetaram milhões de pessoas em todo o país, resultando em perdas humanas e materiais devastadoras.
Intense spell of Rain in #Hoshiarpur of #Punjab this evening. pic.twitter.com/WSUGvYqpv8
— 𝐖𝐞𝐚𝐭𝐡𝐞𝐫𝐦𝐚𝐧 𝐍𝐢𝐬𝐡𝐚𝐧𝐭 (@Cloudmetweather) April 15, 2024
*Com informações AFP