A amazonense Isabelle Nogueira está na final do Big Brother Brasil 2024. Mas, antes de chegar na final, a cunhã-poranga do Boi Garantido mobilizou o Amazonas e colocou lado a lado os bumbás de Parintins na sua torcida. Agora, na terça-feira (16/04), terá a chance de ser campeã do reality show mais famoso do Brasil.
A emoção da torcida foi grande quando Tadeu anunciou, neste domingo (14/04), que Isabelle estaria na final ao lado de Davi e Matteus. Maior ainda foi de Jaqueline Nogueira, mãe da sister amazonense. Em conversa exclusiva com a Rede Onda Digital ela ressaltou o orgulho pela filha.
Veja mais:
BBB 24: Amazonense Isabelle Nogueira é finalista
VÍDEO: Compositor do Garantido cria toada para Matheus e Isabelle, no BBB 24
“Eu tenho orgulho dessa mulher amazônida que foi mostrar a nossa cultura, mostrou o que ela é, ela é desse jeito aí, mesmo com vocês que estão assistindo, tanto lá em casa, comigo, esse carinho todo comigo, todo cuidado. Ela merece e o Amazonas também merece”, destacou.
Para chegar à final, Isabelle enfrentou um paredão acirrado com a sister Alane, natural do estado do Pará, em um confronto que simbolizou a rivalidade entre os dois maiores estados do Norte. Grande amigo da amazonense há muitos anos, o compositor do Boi Garantido e apresentador do programa Na Onda da Toada, da Rede Onda Digital, Rubens Alves revelou com exclusividade que expressa confiança na vitória de Isabelle, destacando a mobilização para apoiá-la.
“Estamos todos muito focados em fazer a Isabelle campeã do BBB. A luta só começou. Ela é muito querida no nosso estado e no Brasil afora e vamos mostrar a força de todo o Norte nessa final. Estamos mobilizando os estados vizinhos como uma grande revolução pela nossa representante da Amazônia”, concluiu.
Cunhã do Garantido
Isabelle Nogueira é natural de Manaus e formada em Letras-Espanhol. Aos 31 anos, tornou-se uma figura de destaque nacional ao participar do BBB 24. Sua presença no programa levou consigo a rica cultura do Norte do país.
Sua trajetória é marcada por desafios desde o nascimento, quando sua mãe, com apenas 13 anos e sem condições financeiras para criá-la, a entregou para adoção. No entanto, sua mãe biológica decidiu reavê-la, dando início a uma jornada cheia de reviravoltas. Sua entrada no reality gerou grande repercussão nas redes sociais e até mesmo dentro de sua própria família.
Sua mãe, Jaqueline Nogueira, compartilhou à Onda Digital como foi a descoberta da participação de Isabelle no BBB24.
“Para mim foi uma surpresa ver Isabelle classificada para o BBB24. Ela não comentou nada comigo nem com ninguém. Soube através da TV”, relatou Jaqueline.
Durante sua participação no programa, Isabelle compartilhou detalhes de sua infância, incluindo o período em que, aos 9 anos, vendia roupas na Feira da Grande Circular, em Manaus, e trabalhava como panfleteira e atendente de lan house. O orgulho de Isabelle por suas raízes e pelo Amazonas também é algo bem por Jaqueline.
Confira o vídeo abaixo:
Durante sua participação no BBB24, a @Isanogoficial sempre demonstrou muito orgulho da nossa cultura
❤️💙🏹@maedaisaoficial @ronaldinhobjr @AlvesRubens pic.twitter.com/GoGQ3AFyUw
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 6, 2024
Envolvimento com o Boi-bumbá
Sua paixão pelo Boi Bumbá iniciou cedo, acompanhando sua mãe nos eventos do Garantido.
“Sempre levei Isabelle para o festival. Minha avó era batuqueira, meu avô era torcedor. Toda a família já estava envolvida com o boi, então ela se apaixonou pela cultura do bumbá desde pequena. Costumava levá-la frequentemente ao curral do Garantido”, disse mãe de Isabelle.
Isabelle defende o item 9, cunhã-poranga, desde 2018 e em 2022 a cunhã ganhou uma música em seu nome com a toada “Isa-A-Bela”, um dos destaques do álbum “Amazônia do Povo Vermelho”. Esta música ganhou grande reconhecimento ao conquistar o Prêmio da Música Brasileira (PMB) em 2023, na categoria regional.
Orgulho de ser do Norte
Além de ser uma das finalistas do BBB24, Isabelle trouxe ao conhecimento da população brasileira muitas coisas relacionadas ao Norte do país, tanto na cultura, quanto na gastronomia.
“No Amazonas é sanduíche, ou é x-caboquinho, x-salada, ou vai comer um Mc Donald’s se tiver aberto. Ou então quem estiver chegando de madrugada lá para as cinco horas da manhã, em uma feira que tem lá de manhã, a feira do Parque 10. Aí come tapioca em formato de pizza, recheada com queijo, tucumã e banana. Ou toma uma sopa depois da festa”, diz a manauara.
Huuum… Isa e Alane falam sobre as comidas típicas de seus estados, que costumam comer no pós-festa! 😋#TeamIsabelle | #BBB24 pic.twitter.com/mCJ4IHmnCl
— Isabelle Nogueira 🏹 (@Isanogoficial) March 31, 2024
Outro momento marcante foi quando Isabelle explicou a um dos participantes, Rodriguinho, o termo “índio”, após ele se referir a ela como “índia”. O diálogo gerou um amplo debate nas redes sociais sobre a importância do respeito às origens e culturas.
Isabelle advertiu Rodriguinho por chamá-la de "Índia" no ao vivo:
"O termo 'índia' é um termo meio que pejorativo […] Quando você vai falar de um indígena de fato, é indígena ou povo originária. 'Índia' foi quando o colonizador chegou ao Brasil” pic.twitter.com/bquEitZ1ll
— Africanize (@africanize_) January 12, 2024
Até fora do programa, Isabelle continua a impactar, como, por exemplo, no quadro ‘Dança dos Famosos’, onde toadas de Boi-Bumbá foram destaque, levando a cultura nortista a um público nacional.
Cultura, representatividade e orgulho! ❤️💙
Um dos objetivos da Isabelle ao entrar no “BBB 24” era trazer mais visibilidade para o Amazonas e o Norte. Dito isso, não podemos sequer descrever em palavras a alegria de ver nossa cultura alcançando tantos lugares, manos e manas!… pic.twitter.com/6YD5OSdt91
— Isabelle Nogueira 🏹 (@Isanogoficial) March 25, 2024
Além de sua participação no BBB 24, Isabelle conquistou diversos concursos de beleza no Amazonas, evidenciando sua versatilidade e representatividade em diferentes esferas.