O Manaus FC é o grande campeão do Campeonato Amazonense 2024! O Gavião do Norte venceu o Amazonas FC nos pênaltis, neste domingo (14/03), no estádio Roberto Simonsen (Sesi), na capital amazonense, e se tornou hexacampeão estadual. No tempo regulamentar, Willian Barbio abriu o placar para a Onça-pintada e Rafael Ibiapino deixou tudo igual. Na marca da cal, o Manaus levou a melhor por 4 a 2.
Saiba mais:
Amazonas FC e Manaus FC se enfrentam na finalíssima do Barezão 2024 neste domingo (14)
Nigéria garante vaga no grupo do Brasil no futebol feminino das Olimpíadas Paris 2024
Agora hexacampeão amazonense, o Manaus FC vira a chave e foca as atenções na Série D do Campeonato Brasileiro, que para o Gavião começa dia 27 de abril. A estreia será diante do Trem-AP, fora de casa, com detalhes a serem divulgados pela CBF.
Por sua vez, o vice-campeão Amazonas vai debutar a Série B e estreia já no próximo sábado (20/04), contra o Sport, às 16h, na Arena da Amazônia. A Onça-pintada também segue viva na Copa do Brasil, competição em que aguarda a definição do adversário na 3ª fase.
Disputa de pênaltis
Na marca da cal, Renanzinho, Bombado, Miliano e Vinicius Leandro converteram suas cobranças pelo lado do Manaus. Já pelo Amazonas, Jô e Alvariño também mandaram para a rede, mas Fabiano parou na trave e Patric em Vinicius Fávero e o Gavião do Norte ficou com o título.
🟢 MANAUS FC É HEXACAMPEÃO AMAZONENSE
🦅 O @oficialmanausfc sagrou-se campeão do Barezão 2024!
🏆 Após empate em 1 a 1 no tempo normal, saiu dos pés de Vinícius Leandro e das mãos de Vinicius Favero mais um título estadual!
(+) pic.twitter.com/pCJ4NK0iRG
— FAF – Futebol Amazonense (@fafamazonas) April 15, 2024
O jogo
Após um início de jogo equilibrado, o Amazonas abriu o placar ainda aos 11 minutos, quando Diego Torres, de cabeça, acionou Willian Barbio, que finalizou rasteiro de canhota para o fundo do gol. Em desvantagem, o Manaus respondeu aos 18 minutos. Renanzinho recebeu pela esquerda, foi puxando para o meio e mandou chute forte de fora da área, mas Edson Mardden espalmou para escanteio.
Já aos 41 minutos, nova chance de gol do Gaviao. Wendel Nery ganhou a bola pela esquerda e já na cara do gol, acabou finalizando por cima da trave defendida por Mardden.
Após alguns minutos de jogo truncado, paralisações e confusões, o Manaus buscou o empate já aos 36 minutos do segundo tempo. Bombado ganhou dividida pelo meio e a bola ficou limpa para Rafael Ibiapino, que finalizou cruzado para deixar tudo igual no SESI. Depois do empate do Esmeraldino, a partida seguiu sem novas chances claras de gol e a decisão foi para as penalidades.