Nesta quinta-feira (11/04), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, o Projeto de Lei (PL) que acaba com a saída temporária de detentos do regime semiaberto, a chamada saidinha, que normalmente ocorrem em feriados e datas comemorativas.
De acordo com a lei sancionada por Lula, fica proibida a saída temporária de presos condenados por praticar crimes hediondos, com violência ou grave ameaça, como os de estupro, homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte) e tráfico de drogas.
Também foram sancionados pontos que preveem o uso de tornozeleiras eletrônicas para que presos possa sair para trabalhar durante o dia e o endurecimento dos critérios para prorrogação de regime.
Outro trecho do projeto, sobre a exigência de exame criminológico para a progressão de regime (por exemplo do fechado para o semiaberto), foi acatado pelo Governo.
Ainda segundo a Presidência, Lula acatou uma recomendação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para manter o direito à saída temporária dos presos do semiaberto para visita a familiares.
Saiba mais:
Lula sanciona Orçamento de 2024 e veta R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares
Lula sanciona cota de telas para filmes nacionais nos cinemas até 2033
Lula sanciona Lei que cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares
A medida ainda não foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), mas a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República confirmou a informação.
O projeto sobre o fim da saída temporária de presos foi aprovado no Congresso no fim de março, em votação simbólica, ou seja, sem o registro nominal dos votos. Governistas admitiram a derrota logo cedo na sessão que sacramentou a aprovação na Câmara, mesmo sendo contra a proposta.