O ex-deputado estadual Ricardo Nicolau, de 48 anos, deixou o Solidariedade para se filiar ao PSDB-AM. A informação foi confirmada à Rede Onda Digital, nesta quinta-feira (11/04), por uma liderança do partido e, posteriormente, pelo próprio Nicolau.
“Estou filiado ao PSDB sim. Estava muito bem no Solidariedade, mas o partido está em disputas jurídicas e pedi minha desfiliação. Até o momento não sei se vou me candidatar nesse pleito”, disse Ricardo Nicolau, por mensagem à Rede.
A possibilidade de Nicolau disputar as eleições deste ano na chapa, encabeçada pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) à Prefeitura de Manaus, como candidato a vice-prefeito é uma incógnita. Ele afirmou que não recebeu ainda nenhum convite para concorrer à um cargo eletivo no pleito.
Mas, em entrevistas anteriores à imprensa, o senador e presidente estadual do PSDB-AM, Plínio Valério, havia afirmado que o nome do vice de Amom Mandel será uma decisão da legenda. Com a filiação ao PSDB, Ricardo Nicolau é o mais cotado para ser a escolha da federação PSDB-Cidadania à disputa do Poder Executivo na chapa de Mandel.
Leia mais:
Ex-deputado Ricardo Nicolau busca apoio de partidos para concorrer à Prefeitura de Manaus
Ricardo Nicolau declara neutralidade no segundo turno para Governo do Amazonas
Com experiência de décadas na política, Nicolau concorreu a prefeito de Manaus nas eleições de 2020, mas terminou em 4º colocado no primeiro turno. Dois anos depois, em 2022, ele disputou o pleito para o Governo do Amazonas e perdeu ao terminar também em 4º lugar.
Na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), Ricardo Nicolau cumpriu cinco mandatos e comandou a Casa Legislativa no biênio 2011-2012, quando foi o mais jovem presidente do parlamento. Porém, a estreia na política começou na Câmara Municipal de Manaus (CMM), quando assumiu uma cadeira de vereador em 1996 após ser o segundo mais votado nas eleições.