Os chefes de defesa dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália afirmaram estar considerando cooperar com o Japão em projetos de tecnologia avançada sob a aliança de segurança AUKUS, formada pelos três países. A notícia foi divulgada nesta terça-feira (9/4).
Na segunda-feira (8/4), o secretário de Defesa americano Lloyd Austin, o secretário de Defesa britânico Grant Shapps, e o ministro da Defesa australiano Richard Marles divulgaram uma declaração conjunta.
O documento diz que a AUKUS reconhece “os pontos fortes do Japão e suas estreitas parcerias bilaterais de defesa com os três países”. Segundo a declaração, eles consideram trabalhar com o lado japonês em projetos de capacidade avançada sob os chamados projetos de “Pilar II” da aliança de segurança.
A AUKUS consiste em dois pilares, com o posicionamento de submarinos movidos a energia nuclear na Austrália servindo como o primeiro pilar.
Leia também:
Rússia acusa Ucrânia, EUA e Reino Unido de estarem por trás de ataque em Moscou
Apostador de Oregon ganha US$ 1,3 bilhão na loteria dos Estados Unidos
O segundo pilar exige a cooperação em tecnologias avançadas, incluindo inteligência artificial e mísseis hipersônicos.
A gestão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, demonstrou vontade de fazer com que aliados e nações com ideias similares se unam ao segundo pilar.
Um alto funcionário do governo americano declarou que o assunto deve ser discutido quando Biden se encontrar com o primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, em uma reunião de cúpula bilateral, na quarta-feira (10/4), em Washington.
*Com informações Valor Econômico e NHK