Um eclipse total do sol foi visto por moradores dos Estados Unidos, Canadá e México, nesta segunda-feira (8/4). Este fenômeno teve amplitude maior do que o comum, transformando o dia em noite.
Este eclipse foi o dobro do último eclipse solar total que atravessou os EUA em 21 de agosto de 2017. O caminho desse eclipse também foi quase duas vezes mais amplo, quase 200 km de largura contra apenas 110 km em 2017.
📌Moradores dos EUA, México e Canadá foram agraciados com a possibilidade de ver um raro eclipse solar total. O fenômeno, nesta segunda-feira (8/4), foi acompanhado por milhares de turistas em algumas cidades e pontos turísticos, como as Cataratas do Niágara. pic.twitter.com/UkLSyOKXXU
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 8, 2024
Segundo a Nasa, agência do governo dos EUA, o eclipse começou por volta das 15h na América do Norte, 14h no horário de Brasília. Este eclipse foi considerado um fenômeno raro: a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, em média, a cada 18 meses no nosso planeta, mas passa no exato mesmo ponto apenas a cada 375 anos.
Segundo o site especializado em horários, fusos horários e astronomia Time and Date, ele se encerrou às 16h52 (horário de Brasília).
Leia mais:
Eclipse fará EUA perderem o equivalente a 30 reatores nucleares em geração de energia
Nos EUA, segundo tremor de magnitude 4,4 é registrado nesta sexta (5/4)
A rota do eclipse percorreu toda a extensão dos Estados Unidos, mas pôde ser visto em outros países para cerca de 31 milhões de pessoas. Autoridades acreditam que mais de 3 milhões tenham se deslocado por causa do fenômeno, oportunidade de estudos e investigações sobre a atmosfera externa do Sol.
O fenômeno foi visto primeiro no México, depois nos EUA – do sul rumo ao nordeste do país-, com uma leve passagem pelo Canadá.
Veja abaixo uma lista das principais cidades de onde o evento foi visto:
Austin (Texas)
Dallas (Texas)
San Antonio (Texas)
Indianapolis (Indiana)
Toledo (Ohio)
Cleveland (Ohio)
Niagara Falls (Nova York)
Buffalo (Nova York)
Montreal (Canadá)
Torreón (México)
O mapa abaixo mostra o trajeto do eclipse, com os horários em que passou em cada ponto. A lua encobriu o sol por até quatro minutos em cada local. Quanto mais perto do centro da linha, maior a duração.