O fim do prazo da janela partidária movimentou intensamente os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), até uma hora antes do prazo limite, encerrado no último sábado (6/3). Dos 41 vereadores da Casa, aproximadamente dez deles tiveram que encontrar um “novo abrigo partidário” após muita articulação e permissão de caciques políticos.
E dentro dessa movimentação partidária estavam os vereadores Rodrigo Guedes, Eduardo Alfaia, Raulzinho, Kenedy Marques, Elissandro Bessa e Joelson Silva. Partidos como MDB, PSD e Avante ganharam novos parlamentares.
“Vivi um drama”
Tranquilo durante grande parte do período da janela partidária, o opositor Rodrigo Guedes viu a calmaria dar lugar a momentos de tensão. “Um drama na minha vida pública e uma das semanas mais difíceis, politicamente falando, para mim”, declarou Guedes em uma postagem nas redes sociais.
De acordo com o parlamentar, a direção do agora ex-partido, o Podemos, o convidou a procurar uma nova agremiação. Antes de se filiar ao Partido Progressista (PP), horas antes do fim do prazo, Guedes recebeu diversas negativas.
“Aos 49 do segundo tempo, quase com um gol de mão, impedido, o @progressistas me aceitou, o qual agradeço muito e será minha nova casa, articulado pelo Deputado Roberto Cidade! Consegui me filiar há 1 hora do prazo final de filiação. Depois de meses tentando permanecer no meu antigo partido, o Podemos, ou tentando uma sigla para concorrer”, explicou no post.
Convidado a sair do PSDB, o vereador Raulzinho encontrou abrigo no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), sigla do Senador Eduardo Braga e do líder do partido na CMM, vereador Luís Mitoso. Aliado do prefeito David Almeida (Avante), o vereador teve que negociar um partido após a sigla tucana declarar oposição ao chefe do Executivo Municipal. O PSDB compõe a Federação com o Cidadania, partido do pré-candidato à Prefeitura de Manaus, o deputado federal Amom Mandel. Também foram para a sigla os vereadores Kennedy Marques e o novato nesta legislatura, Isaac Tayah.
A mesma situação também viveu o líder do prefeito na CMM, o vereador Eduardo Alfaia. O parlamentar foi obrigado a sair do PMN ao ver a legenda declarar oposição ao prefeito David Almeida e ao governador Wilson Lima (UB). Alfaia não teve dificuldade em se abrigar no Avante, partido do prefeito.
O mesmo destino teve o ex-presidente da CMM, vereador Joelson Silva. Há seis meses sem partido, o parlamentar ingressou no Avante. Joelson é um dos vereadores de mais destaque da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (Ieadam).
Veja mais:
Eleições 2024: Nova pesquisa mostra David na liderança, seguido por Amom e Alberto Neto
Eleições 2024: David faz mudanças em sua gestão com exonerações nesta sexta-feira. Veja a lista
Pernada
Um dos principais nomes do Solidariedade na Casa, Elissandro Bessa deixou o partido após ser anunciado pelo governador Wilson Lima, em eventos do União Brasil, como novo presidente do diretório municipal. Por questões judiciais, o partido retorna ao comando do presidente da Suframa, Bosco Saraiva. Sem espaço, Bessa assinou com o Partido Social Democrático Brasileiro (PSB). Na sigla comandada por Marcelo Serafim consta a recém filiada, Glória Carratte.
PSD na CMM
O partido do senador Omar Aziz também ganhou representantes. Nesta segunda-feira (8/4), o PSD, que não tinha representantes no parlamento, amanheceu com Fransuá e Jander Lobato.
Marcel no PL
Representante do Ministério Internacional da Restauração (MIR) na CMM e aliado do prefeito David Almeida, o vereador Marcel Alexandre deixou o partido do prefeito (Avante) e migrou para o PL, partido do ex-presidente Bolsonaro e do pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Alberto Neto.
Essa configuração foi vista com desconfiança por parte de vereadores do PL, que fazem oposição a David Almeida.
De acordo com informações obtidas pela reportagem da Rede Onda Digital, a tratativa da ida do parlamentar para o PL contou com a participação do líder do MIR, Renner Terra Nova.
Confira lista
Alonso Oliveira – Sai do Avante/Ingressa no Agir36
Caio André – Sai do Podemos/ Ingressa no União Brasil
Cap. Carpê – Sai do Republicanos/Ingressa no PL
Dione Carvalho – Sem partido/Ingressa no Agir36
Elissandro Bessa – Sai do Solidariedade/Ingressa no PSB
Eduardo Alfaia – Sai do PMN (Mobiliza)/Ingressa no Avante
Fransuá – Sai do PV/Ingressa no PSD
Glória Carratte – Sai do PL/ Ingressa no PSB
Isaac Tayah – Sai do DC (Democracia Cristã)/Ingressa no MDB
Jaildo Oliveira – Sai do PCdoB/Ingressa no PV
Jander Lobato – Sai do Republicanos/Ingressa no PSD
Joelson Oliveira – Sem partido/Ingressa no Avante
Kennedy Marques – As do PMN/Ingressa no MDB
Lissandro Breval – Sai do Avante/Ingressa no Progressistas
Marcel Alexandre – Sai do Avante/Ingressa no PL
Raiff Matos – Sai do DC/Ingressa no PL
Raulzinho – Sai do PSDB/Ingressa no MDB
Roberto Sabino – Sai do Podemos/Se filia ao Republicanos
Rodrigo Guedes – Sai do Podemos/Ingressa no Progressistas
Rosinaldo Bual – Sai do PMN/Ingressa no Agir36
Thaysa Lippy – Sai do Progressistas/Ingressa no PRD