O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, na noite deste domingo (07/04), que tem um “apoio de fora do Brasil muito forte” em relação ao embate recente do dono do X (antigo Twitter), o bilionário Elon Musk, contra as decisões judiciais do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em relação à plataforma.
A declaração de Bolsonaro, que não revelou a identidade da ajuda estrangeira sobre os recém-divulgados “Twitter Files”, ocorreu na “super live” no canal no YouTube do filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
“E nós temos agora um apoio de fora do Brasil muito forte. Esse assunto [sobre o X e STF] realmente está palpitando fora do Brasil. Parece que é salvação nossa. A nossa democracia está ameaçada, todo mundo sabe disso aí. A nossa liberdade de expressão nem se fala e muitas coisas acontecendo”, disse Bolsonaro.
O ministro do Supremo determinou nos últimos anos bloqueios a vários perfis no X acusados de serem fraudulentos e espalhar fake news, o que causou a irritação do empresário norte-americano. Em 2022, Alexandre de Moraes determinou a suspensão de uma série de contas de alvos de investigações, inclusive de parlamentares e perfis bolsonaristas que questionavam o resultado das eleições gerais vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
À época, Elon Musk foi marcado na rede social por apoiadores de Bolsonaro, que acusaram a empresa de promover “censura ideológica draconiana” e restrição à liberdade de expressão dos brasileiros.
“A questão do Twitter, que é o assunto do momento, eu não quero me precipitar e falar algumas coisas porque até amanhã [segunda-feira, dia 8 de abril], mais informações teremos. Além de mim, terá obviamente o que nós podemos fazer via Partido Liberal para que realmente a nossa liberdade de expressão seja garantida”, disse Jair Bolsonaro na “super live”.
Por fim, o ex-presidente voltou a dizer que todos os movimentos do PL são em defesa da liberdade de expressão e democracia.
“A gente quer voltar à normalidade. A gente quer paz e quer tranquilidade, mas as pessoas que estão se excedendo e não é de agora tem realmente uma maneira para que elas voltem à normalidade para que a gente possa sonhar com um Brasil democrático e próspero e com aquilo tão bacana que é a nossa liberdade”, afirmou.
Leia mais:
Elon Musk questiona “censura” no Brasil e fala em fechar escritório brasileiro do X