O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, é um dos nomes cotados para assumir a Petrobras, informam fontes do Palácio do Planalto.
Mercadante tem sido um dos nomes aventados para o cargo desde a transição e está na lista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele assumiria o cargo caso a demissão do atual presidente, Jean Paul Prates, aconteça.
Saiba mais:
Petrobras foi a 4ª petroleira mais lucrativa do mundo em 2023
STF tem maioria para isentar Petrobras de ação trabalhista bilionária
Petrobras bate recorde de valor de mercado ao atingir R$ 569 bilhões em 2024
Prates chegou a pedir uma reunião com o presidente Lula para conversar sobre estar sofrendo ataques de integrantes do próprio governo nos últimos dias.
Lula quer resolver o impasse entre Prates e Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, que vem prejudicando a empresa e afetando seu valor de mercado.
O imbróglio mais recente prejudicou a distribuição de dividendos extraordinários e derrubou o valor de mercado da empresa. A assessoria de imprensa de Mercadante nega um convite e diz que ele está despachando normalmente no banco.
Durante a transição, Mercadante chegou a ter várias reuniões com Federação Única dos Petroleiros (FUP) colhendo informações sobre a Petrobras.