A polícia de Vantaa, subúrbio de Helsinque, capital da Finlândia, informou na manhã desta terça-feira (2/4) que um tiroteio deixou três crianças feridas em uma escola. O menor envolvido no crime, foi detido.
“Todas as pessoas envolvidas no tiroteio são menores. Segundo as informações da polícia, três pessoas ficaram feridas”, afirma uma nota da força de segurança, que chegou ao estabelecimento de ensino às 9h08 (3h08 de Brasília).
De acordo com as informações, as crianças atingidas e o suspeito têm 12 anos. Elas foram mantidas nas salas de aula e vários pais seguiram para a escola, onde foram atendidos pela polícia, segundo a rede de televisão pública Yle.
A escola de Vantaa tem quase 800 alunos, divididos em dois centros, com idades entre 7 e 15 anos. Um gabinete de crise foi criado, com profissionais da área da educação e funcionários da prefeitura, segundo a imprensa finlandesa.
A polícia disse que o suspeito fugiu após o tiroteio e acabou detido “de forma calma” próximo ao local, no distrito do norte de Helsínquia. Acrescentaram ainda que ele estava armado.
Leia também:
Finlândia é eleita o país mais feliz do mundo pela sétima vez; Brasil fica em 44º lugar
Temperaturas abaixo de -40ºC registram a maior onda de frio na região da Suécia e Finlândia
Casos anteriores
Vantaa é a quarta maior cidade da Finlândia, com cerca de 240.000 habitantes. A Finlândia assistiu a dois tiroteios mortais em escolas numa questão de meses, em 2007 e 2008, o que levou ao endurecimento das leis sobre armas.
Mas é amplamente conhecido como um país de caçadores e entusiastas de armas e tem 430 mil proprietários de armas licenciados numa população de 5,5 milhões, segundo estatísticas do governo. Em 2007, um estudante de 18 anos matou a tiro sete alunos e o seu professor na cidade de Tuusula e, no ano seguinte, outro estudante matou a tiro nove alunos e um professor na cidade de Kauhajoki.
O primeiro-ministro Petteri Orpo descreveu o tiroteio como profundamente perturbador e disse que os seus pensamentos estão com as vítimas e suas famílias, bem como com todos na escola.
“A cena do tiroteio em Vantaa choca profundamente. Os meus pensamentos estão com as vítimas, os seus entes queridos e os restantes alunos e funcionários da escola Viertola. Estamos acompanhando a situação de perto e aguardando informações atualizadas das autoridades”.
Ampumavälikohtaus Vantaalla järkyttää syvästi. Ajatukseni ovat uhrien, heidän läheistensä ja Viertolan koulun muiden oppilaiden ja henkilökunnan luona.
Seuraamme tilannetta tiiviisti ja odotamme viranomaisten päivittyviä tietoja.https://t.co/wJjwp8mcal
— Petteri Orpo (@PetteriOrpo) April 2, 2024
*Com informações Yle